banner desktop banner mobile

A Importância do Plano de Carreira Médica para Motivação na Residência

A Importância do Plano de Carreira Médica para Motivação na Residência

Você anda enfrentando dificuldades para achar motivação nos estudos e fazer seu plano de carreira médica?

Já fez tudo que a mãe disse, pediu ajuda aos amigos e leu milhares de artigos na internet sem nenhum sentido?

Então não tenho dúvidas que esse artigo vai te ajudar, nele vamos descobrir alguns fatores que podem te ajudar a manter o foco.

Também vamos falar da importância do plano de carreira médica.

Então continue lendo para conhecer o plano de carreira médica, igualmente como os fatores que ajudarão a você manterem o foco nos estudos para residência.

Nele você vai aprender mais sobre:


A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CARREIRA MÉDICO PARA MOTIVAÇÃO NA RESIDÊNCIA


plano de carreira médica

Estudar para residência médica pode ser muitas vezes desgastante e por isso contar com o auxílio de fatores que te dão motivação ao estudar para residência médica são sempre bem-vindos.

A residência é um passo importante na carreira dos profissionais da saúde, visto que eles irão trabalhar em uma área especifica, com a possibilidade de ter uma remuneração melhor, por exemplo.

Uma das formas de alcançar esse objetivo é o plano de carreira que, assim como em outras profissões, consiste em um planejamento para o futuro profissional do indivíduo.

De modo que em um tempo determinado ele consiga alcançar sucesso sob aquilo que almeja.

Alguns médicos usam seu plano de carreira médica como um principal motivador para que possam manter a motivação ao estudar para residência médica com uma frequência saudável, o que lhe proporciona muito mais performance nos estudos.

E além disso, são formas de manter as dispersões bem longe.

O plano de carreira ajuda aos profissionais chegarem a um patamar de sucesso desejado, com objetivos bem definidos e metas estabelecidas para que o sucesso profissional seja alcançado.

Muitos estudantes, ainda no início do curso de medicina, passam a se dedicar aos estudos para conseguir ingressar no curso de especialização, assim atuando como residente.

O concurso é bastante extenso e exige muito dos candidatos, por isso o esforço e dedicação é primordial para ter um bom desempenho.

Mas para prestar o concurso, também é ideal que o futuro médico tenha um foco, sendo que muitas vezes essa motivação acaba sendo abalada no meio do caminho.

Se você é um estudante de medicina e está se preparando para prestar o concurso de residência médica, é fundamental que conheça alguns fatores que podem te ajudar a manter o foco e a motivação ao estudar para residência médica como o caso do plano de carreira médica.

A Residência Médica

A residência médica é considerada basicamente o segundo vestibular que a maioria dos médicos devem prestar ao longo da sua trajetória em busca de tornar-se um médico especialista.

No caso, a residência permite que o médico recém-formado, viva a rotina de um médico especialista e tenha acesso a diferentes conhecimentos sobre uma especialização.

Além de contar com uma ajuda de custo enquanto se dedica a esse tipo de aprendizado, mas para alcançar esse feito é preciso estudar e muito.

plano de carreira médica

É preciso estudar, porque para entrar na residência médica é necessário, que o médico preste uma espécie de concurso, onde cerca de 10% ficará por conta de uma avaliação no perfil e currículo do aluno, os outros 90% são a nota da prova que é aplicada.

Essa prova conta com cerca de 100 perguntas sobre conceitos específicos e gerais da Medicina, o que acaba exigindo uma performance intelectual relativamente grande que é adquirida com os estudos.

O exame cobra conhecimentos teóricos e práticos do profissional, além de fazer uma avaliação do seu currículo médico.

Neste caso, a instituição a qual ele se formou e também os hospitais que tenha trabalhado são avaliados e podem apresentar alguma relevância na aprovação do médico.

Outro ponto, só que agora sobre a prova pratica é que ela, como o próprio nome já diz, cobra o conhecimento prático.

De forma que alguns candidatos até mesmo considerem como uma vantagem já ter experiência como médico generalista, ou feito estágios fora da faculdade.

Contudo, isso não é necessário, tendo feito um bom internato o candidato já consegue realizar essa etapa sem dificuldade.


Saiba mais sobre o processo seletivo para Residência Médica:

Tamanha é a cobrança que alguns profissionais consideram o concurso para residência como um segundo vestibular, por conta de seu grau de dificuldade.

Além disso, eles também precisam enfrentar uma ampla concorrência, visto que as especializações têm uma demanda baixa de vagas para a quantidade de inscritos.

Na Universidade de São Paulo (USP) o índice de candidatos por vaga para os cursos de especialização, chegam em próximos a relação para o vestibular de medicina em algumas edições.

Dependendo da especialidade, é possível ter até 30 candidatos disputando uma vaga.

Os estudos para residência médica exigem muita dedicação!!

Normalmente levam-se meses e até anos para que o profissional se sinta preparado, e é nesses momentos que o médico perde sua motivação.

No entanto, seguindo os conselhos de médicos que são respeitados nos dias atuais, é possível criar estratégias que tendem a motivar e muito o médico que quer entrar na residência médica.

Essa formula de fato pode ser usada não só na Medicina, mas em outros âmbitos e áreas profissionais devido a eficácia em tornar a pessoa motivada em busca de seus objetivos.

A dica é nada mais do que criar o seu plano de carreira médica.

USE O PLANO DE CARREIRA MÉDICA PARA TER MAIS MOTIVAÇÃO AO ESTUDAR PARA RESIDÊNCIA MÉDICA


O plano de carreira médica pode definir exatamente aonde o médico deseja chegar.

Quais são os planos que possui para sua carreira e os outros fatores do qual só podem ser alcançados quando finalmente for aprovado para cursar a residência médica.

Essa ferramenta guiará o profissional da saúde até o patamar que deseja chegar, no caso, atuar como um médico especialista é o objetivo principal.

Onde além de estudo e dedicação, ele ainda precisará ser aprovado no concurso e terá que se dedicar ainda mais aos estudos depois disso.

Um bom plano de carreira ajuda a objetivar essa meta, traça prazos para alcançar determinados objetivos.

Além disso, dá orientação do que o profissional precisa fazer para alcança-los, como ações e habilidades a serem desenvolvidas.

Enfim, é um planejamento completo para que o médico conquiste sucesso em sua carreira.

E se isso significa uma residência médica, é isso que o plano de carreira irá buscar.


plano de carreira médica


Com isso, o médico torna-se cada vez mais motivado e centrado, para que assim conquiste seus objetivos.

Quando o médico puder contar com um plano de carreira médica bem elaborado e estabelecido, ele irá adquirir muito mais motivação ao estudar para residência médica.

Sendo assim, esses estudos tendem a ser mais fáceis e principalmente mais prazerosos.


Leia também: Mais motivação ao estudar para prova de RM


plano de carreira médica

Isso porque, o médico começa a enxergar a Residência Médica como apenas uma fase, para chegar a um objetivo muito maior, seja ele:

Ganhar dinheiro, ajudar pessoas sendo especialista, ter sucesso profissional, ser um médico reconhecido.

Enfim, independente do objetivo por traz disso, o plano de carreira facilita muito.

Estudar por muitas horas ao dia para algo que exige um nível intelectual muito grande é muito cansativo para qualquer um e para isso é necessário contar com fatores que são motivadores para estudar.

Aliás, tudo que pode ajudar nesse momento é bem-vindo.

Sendo assim, busque maneiras de desenvolver seu plano de carreira médica e com isso ter muito mais motivação ao estudar para residência médica.

Com motivação você deverá estudar tranquilamente além de adquirir o conhecimento necessário para sua meta.

Confira a seguir um vídeo da nossa série Fatos e Verdades, falando sobre motivação para estudar para Residencia Médica:

Em resumo, vimos como o plano de carreira é fundamental para manter o foco nos estudos para residência médica, afinal, tudo fica mais fácil quando se sabe onde quer chegar.

Seguindo as dicas que demos aqui, certamente você conseguirá criar seu plano de carreira de forma assertiva.

Outrossim, se você ainda não sabe por onde começar, que tal dar uma conferida nos nossos programas?

Nossos programas ajudarão você a ser mais assertivo na definição dos seus objetivos de carreira, tais como sua especialidade, hospital ideal para prestar.

Além disso, você conseguirá ter mais motivação e foco nos estudos para residência médica.

Confira então nossos programas de preparação para residência médica, eles certamente irão te ajudar, clique aqui e confira.

Contudo, se ainda estiver em dúvida sobre os programas, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

Eles  estão prontos para te ajudar em qualquer dúvida que tiver, clique aqui e fale com eles.

Por fim, um forte abraço, até a próxima.


plano de carreira médica


Siga nossas redes sociais afim de receber sempre novidades e dicas de suma importância: Facebook, Instagram, Youtube Twitter Linkedin,Pinterest 

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL