banner desktop banner mobile

Coach médico: vale a pena contratar?

Coach médico: vale a pena contratar?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre coach, certo?! E, sobre coach médico? Sabe o que ele faz? Será que vale a pena contratar um?

Vivenciar rotinas intensas de plantões, internato, faculdade, estudos para as provas médicas, somado a pouco tempo para administrar a carreira e conciliar com as demais áreas da sua vida são desafios constantes para você que é médico ou estudante de medicina. 

E um coach médico tem como principal papel desenvolver competências e habilidades para que você conquiste resultados extraordinários, através de autoconhecimento, inteligência emocional e planos de ações.

Portanto, se você quer saber o que é, o que faz e se vale a pena contratar um coach médico para ajudar nos desafios da sua carreira, continue lendo este artigo. 

O que é um coach médico?

Em português, coach significa treinador, já o verbo to coach significa treinar, ensinar ou preparar. Segundo a Sociedade Brasileira de Coach, a função desse profissional é conduzir e preparar o seu cliente a obter melhores resultados.

Na medicina, o coach médico é o profissional que conduzirá o médico ou estudante de medicina à conquista de novas habilidades.

Sabe quando você tem um seminário importante na faculdade e não se sente seguro para se apresentar em público? Ou quando o relacionamento com o seu professor não anda bem? Ou ainda quando se sente sempre em dúvida quando precisa tomar decisões simples do dia a dia?

É nisso que o coaching para médicos vai atuar!

Durante os atendimentos, serão abordadas técnicas que irão te ajudar a identificar seus pontos fortes, superar obstáculos, medos e inseguranças.

E para alcançar esse resultado, uma das ferramentas utilizadas pelo coach médico é a organização, a fim de gerar consciência de que é possível chegar ao cenário desejado, com medidas práticas que precisam ser tomadas.

Já a outra ferramenta é sua atitude positiva. Um apoio motivacional irá garantir mais entusiasmo para você fazer a sua parte e perseguir suas metas.


Leia também: 8 práticas semanais para aumentar a sua produtividade nos estudos


Vale a pena contratar um coach médico?

Qual é o seu objetivo? Essa é uma resposta crucial para entender se valerá a pena contratar um coach médico.

Se você quer trabalhar competências e habilidades, além de desenvolver segurança para enfrentar os possíveis desafios da sua carreira, o coach médico te ajudará a encontrar o caminho necessário para isso. 

Ele vai identificar os pontos em que você precisa melhorar, vai traçar junto com você um plano de ação e desenvolverá competências para que você alcance os seus objetivos. 

Porém, dependendo do momento que você esteja na carreira médica, o trabalho de um coach médico pode não ser o ideal e vamos te explicar o porquê.

#1 Se sente perdido na sua carreira?

Não sabe qual rumo tomar? Se vê em dúvida em meio à gama de opções que a medicina oferece? Se sente perdido no seu dia a dia? Olha para as tarefas e compromissos do seu dia e não sabe o que fazer primeiro?

Com um coaching médico você vai conseguir organizar a sua rotina, saber o que priorizar e se manter motivado. 

Agora, se você quer saber quais decisões tomar na sua carreira médica, se preparar para trilhar uma trajetória equilibrada, leve e de sucesso, você precisará mais do que o serviço do coach médico.

Você vai precisar de um especialista em desenvolvimento de carreira médica e um método com técnicas comprovadas cientificamente, em que você descobrirá qual o caminho te proporcionará realização pessoal e profissional.

#2 Se sente inseguro?

Quando o assunto é apresentação em público, a sensação é um “mini” pânico, as mãos já começam a suar, a voz às vezes até falha, a ansiedade chega a tirar o sono, bate aquela insegurança e falta de confiança. 

Você parece sempre estar oscilando as emoções e em dúvida de como se posicionar em público e com as pessoas. 

Se você se identificou com algum desses sentimentos, “seus problemas acabaram”, se você optar por seguir com um coach médico.

Já, se sua insegurança vai além de uma apresentação em público e está ligada a escolhas e carreira médica, isso não será o suficiente. Você vai mais uma vez precisar de metodologia, estratégia e um especialista em desenvolvimento de carreira médica, acompanhando toda a sua evolução rumo às suas realizações.

#3 Não consegue definir qual especialidade te proporcionará um futuro melhor?

Está em dúvida sobre qual a especialidade médica quer atuar? Dentre mais de 50 especialidades te falta clareza para decisão?

Nisso um coach médico não vai poder te ajudar.

Este é um momento muito importante na sua carreira, que definirá o seu futuro. Então, você vai precisar de um especialista em definição de especialidade médica que vai aplicar técnicas e metodologia para que  você encontre o equilíbrio entre talentos, paixões e recompensas e enfim, faça a escolha certa da especialidade, sem perder tempo e investimento numa carreira ou numa escolha que não te trará a realização que busca.

#4 Quer direcionamento para a preparação das provas de residência?

Quem não quer saber o que realmente precisa estudar para as provas de residência? Com certeza, se você busca a aprovação na residência, você vai precisar se preparar da maneira correta, não é mesmo?!

E nesse caso, um coach médico não será o suficiente.

Você irá precisar metodologia para organização e produtividade nos estudos, ferramenta para treinar provas e identificar quais os temas precisa estudar mais.  


coach-medico-residencia-medica-medperformance-medcoach

#5 Já tentou de tudo e não consegue aumentar a sua pontuação nas provas?

Acredite, há solução para isso! Mas ela não está ligada à contratação de um coach médico. 

Quando o assunto são provas médicas é importante ter junto com você quem realmente entende de aprovação. 

Cuidado ao se espelhar em pessoas que foram aprovadas, pois nem sempre as técnicas utilizadas por elas, será assertiva para você. É importante que você encontre o seu caminho e a sua forma de estudos. 

Por isso, a resposta para aumentar a sua pontuação nas provas é ter um método que funcione para você, acompanhado de um especialista em desenvolvimento da carreira médica.

#6 Sente que nenhuma técnica de estudos funciona para você?

Parece que o “bicho pegou”!

Você escuta um amigo falar sobre uma técnica nova de estudos, você vai lá e aplica. Você lê na internet sobre uma outra técnica e você tenta. E por aí vai. 

São muitas opções e uma sensação de estar “remando contra a maré”, pois você não avança na retenção de conteúdos e o que era para facilitar, vira uma confusão.

É importante que você encontre a sua melhor forma de estudar e absorver conteúdo.

E para descobrir isso, você vai precisar de método de aprovação, treinos, acompanhamento de um especialista em desenvolvimento de carreira médica e muita disciplina. E esse não é o papel do coach médico. 

Como ter acesso a um coach médico e todas as técnicas para avançar na carreira?

Se você vencer todos os desafios listados acima e ainda, se desenvolver na carreira médica, avançar nos estudos e conquistar todos os seus objetivos, você precisa de um coach médico, um especialista em carreira médica e uma metodologia que aprova médicos nas instituições mais concorridas do País.

E a melhor notícia é: você vai encontrar tudo isso na MED!

A MEDPerformance é uma metodologia de aprovação nas provas médicas e desenvolvimento de carreira médica que vai muito além do processo de coaching  e com mais de 87% de taxa de aprovação dos médicos atendidos pelos programas personalizados e individualizados..

Com uma metodologia exclusiva Medcoach, criada pelo, CEO coach e especialista em carreira médica Marcio Sumay, a MED possui programas de aprovação nas provas médicas e desenvolvimento de carreira médica, que somam técnicas e ferramentas de estudos ao acompanhamento de um treinador especialista em desenvolvimento de carreira médica, em seus programas exclusivos. 

Para ter acesso, clique no link abaixo fale com um de nossos especialistas e descubra como se desenvolver e avançar na carreira médica!


coach-medico-medperformance-medcoach-especialista-carreira-medica


Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?

Siga-nos na sua redes social favorita e receba sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Linkedin, Pinterest, Telegram

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL