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Como controlar a ansiedade para as provas de Residência

Como controlar a ansiedade para as provas de Residência

Aprenda técnicas para controlar a ansiedade antes das provas de residência médica.

Controlar a ansiedade para as provas de residência médica é um passo muito importante.

A princípio, conheci muitos médicos que iriam prestar as provas de residência médica e orientei eles por muito tempo, eu percebi que quanto mais se aproximavam os dias das provas, definitivamente eles ficavam mais ansiosos por elas.

A forma mais simples que eu encontrei para fazer com que eles controlassem essa ansiedade, foi criando uma Rotina de 60 dias, que eu chamei de Método de Preparação Psicoemocional para Provas o M.P.P.P.

Primeiramente, é  muito simples praticar, são 5 passos que não levam mais do que 15 minutos. Antes de mais nada, esse método exige um alto nível de disciplina, pois como disse é uma rotina de 60 dias e deve ser feita de preferência, antes das provas.

 


Confira os 5 passos para controlar a ansiedade para as provas de residência médica:

1. Acordar cedo e tomar um banho frio

Sem choro nem vela. Eu sei que é ruim, e que a maioria não vai fazer, mas entendam que o banho frio logo quando você acorda faz com que você fique em estado de alerta e atenção tendo muito mais auto-controle. Enfim, ele faz com que seu sangue circule muito mais oxigenando melhor o seu organismo.

2. Alongamento ou Aquecimento Físico

Assim também, o alongamento serve para acordar seu corpo pela manhã, porque quando nós dormimos ele entra em estado de repouso e, dessa forma, tudo fica um pouco mais lento e se você não acordar o seu corpo tudo o que você for fazer no seu dia, você fará com letargia.

Dessa forma, aqui em baixo tem uma imagem com um aquecimento físico que também da super certo fazer!

 

3. Respiração de 9 Ciclos

Esta é uma técnica milenar, que vem do Budismo Tibetano. Ela tem como objetivo purificar a mente e o corpo. Dessa forma, ela trabalha o meridiano do intestino grosso – meridiano de energia que começa na ponta do dedo e termina do outro lado do corpo na narina. Enfim, este meridiano é responsável pela eliminação de toxinas do corpo como também a produção de neurotransmissores responsáveis pela tranquilidade, serenidade, felicidade (ex. serotonina).

PROCEDIMENTO

Primeiramente, repetir 3x cada Ciclo (Vamos entender por 1 ciclo, uma respiração e expiração completas). “Por isso o nome de respiração dos 9 ciclos”

CICLO 1:

1. Primeiramente, tampar a NARINA DIREITA com o INDICADOR ESQUERDO e inspiramos pela NARINA ESQUERDA. INSPIRAÇÃO: Com o ar que respiramos imagine que entra uma luz branca que preenche todos os espaços do nosso corpo. 2. Agora invertemos: Tampe a NARINA ESQUERDA com o INDICADOR DIREITO e expire pela NARINA DIREITA. EXPIRAÇÃO: Com o ar que sai, está saindo uma fumaça preta e levando junto todo sentimento de vício, posses, comportamentos indesejáveis que queremos mudar.

CICLO 2:

1. Tampar a NARINA ESQUERDA com o INDICADOR DIREITO e inspiramos pela NARINA DIREITA. INSPIRAÇÃO: Com o ar que respiramos imagine que entra uma luz branca que preenche todos os espaços do nosso corpo. 2. Agora invertemos: Tampe a NARINA DIREITA com o INDICADOR ESQUERDO e inspire pela NARINA ESQUERDA. EXPIRAÇÃO: Com o ar que sai, está saindo uma fumaça preta e levando junto todos sentimentos negativos: ódio, ciúmes, insegurança, medo.

CICLO 3:

1. Finalizando, deixar livre as duas narinas, inspirando profundamente. INSPIRAÇÃO: Com o ar que respiramos imagine que entra uma luz branca que preenche todos os espaços do nosso corpo. 2. Visualize que a expiração está saindo pelo “terceiro-olho” – Chacra frontal. EXPIRAÇÃO: Com o ar que sai, está saindo uma fumaça preta e levando junto toda a ignorância, confusão mental que temos. Esta técnica possibilita entrar em sintonia com o corpo e mente, possibilitando assim um melhor desempenho na próxima técnica que será apresentada.

Aprenda mais técnicas para aumentar a sua performance de estudos e que ao mesmo tempo te ajudarão a controlar a ansiedade para as provas de residência médica!

Controlar a ansiedade para as provas

 

4.Visualização (toda de olhos fechados e com atenção na respiração)

a) Antes de mais nada, agradecer 3 coisas na sua vida (Ex: do simples abraço de alguém, a sua dedicação, algo muito importante que tenha acontecido) que pode agradecer.
b) Ao mesmo tempo, agradecer os seus pais e imaginar que eles estão te dando força de pé atrás de você, com confiança deles e você agradece a confiança que eles te dão.
c) Em seguida, imaginar e criar mentalmente o dia perfeito do momento que acordou a até quando vai dormir (imaginando tudo que acontecerá no dia tranquilamente).
d) Logo depois, imaginar o dia completo da próxima prova (Ida, chegada, entrada, realizando a prova, entregando, saindo, chegando em casa confiante que fez o seu melhor).

5. Técnica para Relaxamento para Qualquer Momento do DIA

Enfim, a respiração 4×7 tempos. Assim, repita de 10 a 20 ciclos ou até que você se sinta tranquilo.
7seg. inspirando
7seg. retendo o ar
7seg. expirando
7seg. sem ar

Controlar a ansiedade para as provas, exige tempo!

Enfim, como disse no início é preciso repetir esse processo durante 60 dias para o controle absoluto da Ansiedade antes das provas de Residência Médica. O ideal é que você leve essa rotina não somente nos 60 dias, mas para o resto de sua vida.

 

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