banner desktop banner mobile

Como funciona a residência em cirurgia geral – Fatos e verdades #13

Como funciona a residência em cirurgia geral – Fatos e verdades #13

Residência em Cirurgia Geral, você sabe tudo sobre ela?

Assim, dando continuidade a série Médico Especialista. Fatos e Verdades, estamos falando sobre as 5 especialidades médicas mais concorridas do mercado!

Após falarmos sobre Pediatria, a terceira especialidade médica mais concorrida é Cirurgia Geral, especialidade que cuida da saúde de crianças e adolescentes.

Acesse o vídeo e saiba tudo sobre o assunto!

Ou se preferir, confira o conteúdo completo sobre a Cirurgia Geral:

Bem-vindos a mais um conteúdo da Série Especialidades Médicas. Fatos e Verdades.

No nosso último vídeo (que você pode assistir clicando aqui) , falamos sobre uma das residências médicas mais concorridas!

Apresentamos informações importantes sobre a segunda especialidade médica mais concorrida no mercado brasileiro, a Pediatria!

No vídeo, falamos que a pediatria é a especialidade que cuida da saúde tanto de crianças como de adolescentes.

Revelamos que o pediatra cuida da saúde das crianças desde o período neonatal até os 18 anos.

E que ele é o responsável tanto pelos diagnósticos, como pelas orientações e acompanhamento do crescimento, desenvolvimento, vacinação, aleitamento materno, alimentação e prevenção de acidentes.

Falamos também que, o pediatra pode atuar também no meio acadêmico, em universidades públicas ou privadas, ou até mesmo atuar em pesquisas, em institutos e laboratórios. Que ele pode gerenciar unidades de saúde, como alas neonatais, assim como em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização.

Por fim, ainda falamos sobre o residente médico dessa especialidade que passa por: Ambulatório, Enfermaria, Unidade de tratamento intensivo e Pronto-socorro. Além das diferentes áreas de atuação da pediatria, como:

Neonatologia, Terapia Intensiva e Urgência.

E que além disso, a Pediatria é uma especialidade que tem um amplo campo de atuação, em que o profissional pode optar por trabalhar em umas das diferentes áreas dentro da pediatria. Sendo elas: puericultura (prevenção e acompanhamento), curativa (aplicação de técnicas de tratamento), pesquisa e ensino.

Passando pela segunda especialidade médica mais concorrida no mercado brasileiro, partimos então para terceira: a Cirurgia Geral!

A Cirurgia geral, pode ser alcançada de duas formas, podendo ser pelo Concurso de Residência médica ou Pós-graduação.

Sendo assim, o perfil desse profissional é diferenciado das demais especialidades médicas.

O cirurgião necessita de resistência física, controle emocional e segurança na hora de tomar decisões.

A Cirurgia Geral é uma especialidade que tem como pré-requisito o diploma em Medicina, tem duração de aproximadamente 2 anos e a forma de acesso é, portanto, por meio de Concurso de Residência Médica ou por Pós-Graduação.

Dessa maneira, a primeira geralmente é a mais desejada e, de certa forma, mais concorrida. Além de receber uma bolsa-auxílio, o programa de residência pode ser cursado em hospitais municipais, estaduais, federais e das Forças Armadas. E ao final do curso é garantido um Certificado de aptidão para exercer a especialidade com credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC).

Já na Pós-Graduação há um convênio com alguma instituição de ensino, podendo ser ou não credenciada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Geralmente, então, não disponibilizam bolsa-auxílio, algumas tem um custo mensal e podem não ser aceitas como pré-requisito para uma subespecialidade cirúrgica (cirurgia vascular, urologia, cirurgia plástica etc.).

O perfil do cirurgião geral, portanto, pode variar…

Mas é inerente à especialidade a necessidade de resistência física, controle do fator emocional e segurança na tomada de decisão. Ter um bom conhecimento de clínica cirúrgica é um grande diferencial do cirurgião.

Já o dia a dia do cirurgião se resume em realizar cirurgias marcadas previamente, cirurgias de urgência quando de plantão ou por complicações de cirurgias já realizadas, visita e evolução dos pacientes de pós-operatório e, tão importante quanto, o estudo e reciclagem teórico-prático por meio de material atualizado ou através de congressos e palestras.

Sem contar que cirurgião geral pode atuar como autônomo sendo o cirurgião principal de sua equipe, auxiliando cirurgiões mais experientes, realizar plantões ou atuar como parecerista em hospitais de emergência/trauma e ser docente em alguma instituição de ensino.

Dessa forma, o cirurgião pode realizar cirurgias ditas “abertas” (clássica), cirurgias videolaparoscópicas (introduzindo câmeras por pequenos orifícios abertos no paciente ou por orifícios naturais) e, mais atualmente, a cirurgia com assistência robótica.

Uma curiosidade super bacana sobre a residência em Cirurgia Geral é que contém especialidades correlacionadas que podem ter grande importância para a prática, como: Radiologia, Endoscopia, Anestesiologia e Clínica Médica.

Interessante, não é?!

Espero que você tenha entendido tudo sobre a terceira especialidade mais concorrida do mercado brasileiro!

Caso você tenha dúvida sobre a sua especialidade, nós da Medcoach temos o programa ideal que irá te ajudar a definir a área que quer atuar!

Além disso, temos especialistas disponíveis para você que quer alta performance de estudos para as provas de residência médica.

Fale conosco!

Continue ligado, que em breve vem mais vídeo!

Um forte abraço e até mais!

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima. 

Conheça os nossos programas!

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL