banner desktop banner mobile

Como funciona a especialidade Clínica Médica – Fatos e verdades #11

Como funciona a especialidade Clínica Médica – Fatos e verdades #11

Especialidade Clínica médica, você sabe tudo sobre esta especialidade?

Assim, compondo a série Médico Especialista. Fatos e Verdades, vamos falar sobre as 5 especialidades médicas mais concorridas do mercado!

Abrindo o nosso TOP 5, o assunto é Clínica Médica, uma das especialidades mais desejadas pelos estudantes de medicina ou recém-formados

Acesse o vídeo e saiba tudo sobre o assunto!

Ou se preferir, confira o conteúdo completo sobre a Clínica Médica:

Bem-vindos a mais um conteúdo da Série Especialidades Médicas. Fatos e Verdades.

Assim, o conteúdo de hoje é extremamente importante!

O nosso assunto é sobre escolha profissional, a escolha pela SUA ESPECIALIZAÇÃO.

Antes de mais nada, nós sabemos que a escolha da especialidade médica não é fácil. Justamente  pela medicina ser formada por tantas pequenas divisões.

Logo, essa é uma dúvida que faz parte do dia a dia de muitos médicos, impedindo que eles participem do  processo seletivo para a residência médica.

Afinal, para prestar essa prova, eles precisam decidir sua especialidade médica.

Pensando nisso, vamos falar sobre as cinco especialidades médicas mais concorridas no mercado brasileiro e falar um pouco mais sobre elas.

Já falamos como a medicina é uma área ampla, bem como, traz uma série de oportunidades para os profissionais da área. Sem contar que o número de especialistas cresce cada vez mais no Brasil.

O estudo da Demografia Médica, feito em 2018, aponta que 62,5% dos médicos no Brasil tem um ou mais títulos.

Esse estudo mostra também que dessa longa lista de especialidades, quatro delas representam cerca de 38,4% de todos os títulos brasileiros.

Além dessas especialidades, existem inúmeras outras, e todas elas são extremamente importantes, porque cada uma aprofunda especificamente em uma área da saúde humana.


medcoach-medperformance-ebook-especialidades-medicas

Especialidades médicas mais concorridas no Brasil

Vamos então começar pela Clínica Médica!

Essa é uma especialidade considerada uma das áreas bases da medicina, por englobar o conteúdo de várias outras especialidades, e é também a área com o campo de atuação mais amplo, com o maior número de especialistas.

E essa diversidade que engloba tantas áreas clínicas, é, ao mesmo tempo, o motivo que leva tantos médicos a escolherem essa especialidade.

Logo, se tornando a primeira entre as especialidades MAIS CONCORRIDAS no mercado brasileiro.

O ponto forte da especialidade, são, portanto, os desafios diagnósticos.

Os pacientes se apresentam com um conjunto de sinais e sintomas e é o clínico é o grande responsável pela investigação.

É importante frisar que a Clínica Médica, como especialidade, engloba a atenção primária/atenção básica concentrada no nível ambulatorial, mas também a medicina interna, responsável pela visita dos pacientes internados.

Desse modo, a maior parte dos emergencistas são hoje clínicos.

Além disso, outra área importante de atuação em Clínica Médica são as ações preventivas individuais, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos (check up).

No entanto, uma mudança recente na formação do clínico é que, apesar do conhecimento global da especialidade, a maioria dos clínicos novos tem procurado ter uma área na qual ele aprofundou a experiência e o conhecimento, em geral acompanhando um serviço especializado ou por mestrado e doutorado.

Como exemplo, temos clínicos com maior atuação em hepatologia, hipertensão, colagenoses, entre outras.

Agora, em relação à formação, a Clínica Médica está presente como conteúdo do ciclo profissional da graduação e é um dos rodízios obrigatórios no internato, com duração mínima de três meses.

Todo médico, portanto, que escolher uma especialidade clínica, com exceção de dermato e neuro, deverá realizar a residência de clínica médica, que dura cerca de 2 anos, antes do ingresso na especialidade.

Rotina do clínico médico

E falando da rotina do clínico, o mais comum é trabalhar, vinculado a um hospital pela manhã, fazer o consultório à tarde e dar algum plantão à noite.

Contudo, na enfermaria, é responsável em média por 6 a 8 pacientes, aos quais irá “passar visita” – anamnese + exame físico, realizar a prescrição e solicitar os exames pertinentes.

Desse modo, no ambulatório ou consultório, tradicionalmente tem consultas mais demoradas que as outras especialidades, pois acaba tendo que avaliar a saúde como um todo.

Por isso, muitos clínicos “fogem dos convênios”, onde o foco é atender muita gente em pouco tempo, e se dedicam à medicina privada, com consultas longas, sobre todos os aspectos de saúde da pessoa e sua família.

O plantão do clínico pode ser na emergência, “no andar” ou na terapia intensiva.

Visitas a pacientes em casa é, portanto, bem comum na medicina privada e gerou até o famoso “uber de médico”, no qual o paciente se cadastra no aplicativo e solicita o médico online que esteja mais prático. Por incrível que pareça, há quem goste!

Já falando de oportunidade de mercado, o clínico é hoje o profissional com maior campo de trabalho.

Assim, como é habilitado a atender grande diversidade de doenças – praticamente tudo de um adulto que não seja cirúrgico, há oportunidades na área pública e privada e nas mais diferentes instituições.

No entanto, durante a residência, o plantão de hospital é “a porta de entrada” no mercado de trabalho e as opções usuais são: emergência (pública e privada), andar (quase que exclusivamente em hospitais privados) e terapia intensiva.

Há ainda a opção da ambulância, porém não é o que muitos buscam, pois há grande cansaço em passar o dia andando de carro, indo a vários locais diferentes, e encontrando situações por vezes, inesperadas. Outros, por sua vez, adoram a emoção de ser socorrista!

Já na medicina interna, os médicos é que cuidam dos pacientes internados, porém isso é mais comum em hospitais privados, no serviço público o acesso para essa função costuma ser por concurso.

Desse modo, o ambulatório se concentra, então, em quatro áreas principais: consultório privado sem convênio, consultório com convênios, consultório com consulta a preço popular e ambulatório ligado a uma instituição pública.

Porém, as oportunidades de trabalho não param por ai, o clínico ainda pode trabalhar como membro de uma equipe cuja função seja outra área. Como exemplo, nos serviços periciais nas instituições públicas, o médico em escolas e aqueles em empresas para pronto-atendimento, seja na área pública ou privada.

E para quem quiser atuar no servidor público, a Clínica Médica é a especialidade com mais vagas em concursos, já que suas ações podem ser em vários setores dos serviços de saúde. Além do serviço civil, os clínicos, portanto, são parte do corpo de saúde de bombeiros, polícia militar e forças armadas.

Uma curiosidade super bacana é que no momento, são cerca de 35 mil clínicos registrados pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Muitos profissionais, não é?!

É isso! Esperamos que tenha dado para entender todos os detalhes sobre Clínica Médica! É importante que saiba que ela é uma das especialidades médicas mais concorridas do mercado brasileiro!

Caso você tenha dúvida sobre a sua especialidade, nós da Medcoach temos o programa ideal que irá te ajudar a definir a área que quer atuar!

Além disso, temos especialistas disponíveis para você que quer alta performance de estudos e sucesso na carreira médica.

Fale conosco! Vamos juntos conquistar o que você tanto almeja!

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo de hoje!

Continue ligado, que em breve vem mais vídeo!  

Um grande abraço e até mais!

Contudo, se precisar de ajuda, pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.

Por fim, um forte abraço, até a próxima. 

Conheça os nossos programas!

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL