banner desktop banner mobile

7 conselhos para estudantes de medicina terem produtividade nos estudos

7 conselhos para estudantes de medicina terem produtividade nos estudos

A vida dos estudantes de medicina é agitada e cheia de pressões e desafios. Isso acontece antes da entrada na faculdade, com a dúvida sobre a escolha e a alta concorrência que o curso possui.

Além disso, a rotina durante a faculdade pode ser complicada. Não é fácil lidar com as obrigações e avaliação dos professores, porém, você não precisa sofrer com estresse e nervosismo durante a graduação.

Pensando nisso, separamos alguns conselhos que poderão te ajudar para que sua trajetória acadêmica seja mais leve.

Ficou interessado? Continue lendo nosso artigo e veja algumas dicas para ter sucesso no curso de medicina!

Você é estudante de medicina e não médico

Às vezes a gente já se sente médico, mas é importante entender em qual momento da carreira você está e vamos te explicar o porquê.

Durante a sua atuação como profissional nos hospitais e clínicas, cometer erros pode ser fatal, por isso você deve tomar cuidado para não falhar. Porém, na faculdade não é assim. Você não está decidindo a vida de uma pessoa em atividades, exercícios ou avaliações que faz durante a graduação.

Por isso é importante não confundir a prática de estudo, com a prática médica. Lembre-se: enquanto estudante de medicina, todos estão aprendendo na faculdade.

Utilize desse tempo para tirar dúvidas, aprender com os erros, conhecer cada uma das áreas e sempre lembrar que você está se preparando para cuidar da saúde das pessoas.

Focado no aprendizado e no seu momento como aluno o seu estresse vai diminuir e o período das provas e aulas práticas, vai se tornar mais agradável e motivador.

Leia também: Especialidade médica em radioterapia, conheça mais sobre!

Confie nos livros: faça dele seu aliado 

Os livros estão presentes no cotidiano dos estudantes de medicina, desde a época do vestibular. Ou pelo menos deveriam estar.

Você precisará ler vários livros durante a graduação. Portanto, se você é estudando de medicina e ainda não possui uma coleção de guias para sua vida profissional, comece a procurar por esses materiais. Você não se arrependerá no futuro.

Porém, sabemos que os livros de medicina podem ser caros, por isso você pode optar por feiras, sebos ou trocas para conseguir o livro que precisa em um preço mais acessível.

Além disso, é essencial ficar de olho em todas as promoções e oportunidades. Não esqueça também de usar a biblioteca de sua faculdade para estudos.

Ao mesmo tempo, muitas vezes o professor não pedirá uma leitura. Mas você deve correr atrás do material se ele for mencionado. Essa atitude tornará o seu estudo mais fácil.

Leia também: Como ter foco nos estudos para a residência médica

Não foque apenas nos livros

Acabamos de declarar que você precisa confiar nos livros. E eles realmente são importantes para melhorar o seu aproveitamento. A nossa dica é não se prender somente a eles.

Agora você deve estar se perguntando: Mas como assim?

Existem muitas pessoas que focam apenas nos livros e faltam às aulas para ler o livro, por exemplo. Este não é o melhor caminho. Aulas, leituras complementares e outras técnicas de aprendizado precisam ser uma soma, portanto, se você é uma dessas pessoas, fuja desse tipo de pensamento.

Estar na aula, além de ser essencial para o seu aprendizado, ainda vai te ajudar a tirar dúvidas e avançar, mesmo porque os livros sofrem com a ação do tempo e, em sua maioria, estão alguns anos desatualizados com o que está acontecendo no momento. Isso acontece pois a medicina está sempre em processo de evolução!

O ideal é que você procure por artigos recentes para sanar dúvidas ou entender se o livro escolhido está com as informações desatualizadas.

Leia também: Especialidade médica em Neurologia, medicina voltada ao sistema nervoso!

Faça bons amigos

Passar pela faculdade desacompanhado de outros estudantes de medicina pode ser um grande desafio. Se você acabou de entrar na graduação, esteja aberto a novas amizades. Fazer amigos nunca é demais, tanto para troca de conhecimentos, como também para deixar a rotina mais leve.

Só tome cuidado com as escolhas, afinal, você não quer se afundar na hora de estudar, não é mesmo?! Por isso é importante escolher parceiros dedicados e sérios para a sua vida acadêmica.

Saiba, também, separar o profissional do pessoal. Muitas vezes, você terá um amigo que não é muito estudioso, mas é companheiro para outras coisas. Não tem problema em cultivar amizades, só não se esqueça de escolher pessoas mais dedicadas para trabalhos e atividades em grupo.

medcoach-medperformance-ebook-organizador-estudos

Estudantes de medicina: não decore o conteúdo

Você pode até decorar tudo que foi passado para uma prova, mas isso não adiantará muito a longo prazo. É melhor que você aprenda o conteúdo por meio de estratégias. Algumas delas serão mostradas a seguir.

Você pode começar escrevendo as suas observações sobre a matéria. Algumas pessoas se dão melhor com essa técnica, pois possuem memória visual. Se esse é seu caso, escrever é imprescindível.

Você também pode fazer correlações e mapas mentais. É dessa forma que o seu cérebro interpreta detalhes do estudo. Usando essa técnica, você não precisa decorar centenas de nomes em anatomia, por exemplo.

Nossa memória, seja ela visual ou não, é construída por associações. Quanto mais associações você fizer, mais fixo o conteúdo estará em sua mente. Não deixe de associar os elementos médicos aos elementos do cotidiano. Essa é uma boa técnica.

Leia também: O que significam R1 e R+ na residência médica?

Não se esqueça do tempo livre

Assim como em outros cursos, os estudantes de medicina possuem direito ao tempo livre. Se você não está saindo para relaxar, há algo errado com a sua postura. Você deve estudar, mas o descanso é fundamental.

Para atestar a necessidade do tempo livre, é importante  lembrar que não absorvemos conteúdo quando estamos cansados. Fazer atividades repetitivas cansa nosso cérebro, que começa a responder menos aos estímulos.

Por isso, quando você está de cara dos estudos por muitas horas, é possível notar a diminuição gradual da sua atenção. Dessa maneira, se você começar a se distrair, pare e vá descansar um pouco.

Explore outras opções da faculdade

É comum alguns estudantes pensarem que a faculdade está ali apenas para oferecer aulas. Esse é o seu caso? Se sim, mude já esse pensamento!

A faculdade possui diversas áreas para você atuar, divertir-se e tirar o estresse das avaliações. Como mostramos acima, dar um tempo nos estudos é importante para descansar o cérebro.

Portanto, se você está procurando por diversão, existem algumas opções como centro acadêmico do curso, diretório acadêmico ou a atlética do curso. Nos centros acadêmicos, você pode descansar nos sofás entre os intervalos das aulas ou usar o espaço para ler e passar o tempo. O mesmo acontece nos diretórios acadêmicos.

Agora, se você quer mais diversão e gosta de praticar exercícios físicos, a atlética é uma ótima escolha! No caso das atléticas, a maioria possui times com várias modalidades e participam de competições contra outras faculdades de medicina, o que é legal para conhecer outros estudantes e descontrair.

Além disso, algumas atléticas também contam com baterias universitárias e participam de eventos e competições. Essa é uma opção muito interessante caso você goste de música e queira distrair um pouco das pressões das avaliações.

Você ainda ficará por dentro de todas as festas e comemorações. A faculdade de medicina é difícil, mas os alunos sabem como se divertir!

Entretanto, caso esteja buscando algo mais acadêmico, as opções são diversas. Você pode, por exemplo, entrar em um grupo de pesquisas ou participar de ligas sobre diversos assuntos. Normalmente, os laboratórios permitem pesquisas extracurriculares.

Você ainda poderá entrar na iniciação científica. Esse é um projeto de amplas possibilidades para te colocar dentro do mundo acadêmico. Essas opções acrescentarão    bastante ao seu currículo, o que será importante caso você queira entrar na residência médica, isso porque a análise curricular, em muitas instituições, é um critério analisado.

Aproveite e veja também um vídeo sobre a escolha da especialidade médica:

Como aproveitar ao máximo a faculdade

Acabamos de te dar algumas dicas para tornar sua trajetória no curso de medicina mais fácil. Porém, na prática a pressão e dilemas da rotina podem complicar esse processo.

E, se eu disser que você pode ter um aliado para conseguir manter seu rendimento na faculdade e conquistar um futuro profissional de sucesso?

Pois é, você pode contar com a ajuda de soluções para o seu desenvolvimento na carreira médica, com acompanhamento individual de treinadores especialistas.

Totalmente personalizado e individualizado, focado exclusivamente nas suas necessidades, a MED aumenta o seu aproveitamento e rendimento nos estudos, em todos os momentos da sua carreira médica, tornando sua trajetória com mais qualidade e menos estresse.

Tudo isso, com técnicas e estratégias que compõem a metodologia MCX que é única e exclusiva da MED!

Problema com planejamento de carreira médica? Conheça nosso programa!

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL