banner desktop banner mobile

Quer conquistar a aprovação na residência? Conte com a ajuda certa!

Quer conquistar a aprovação na residência? Conte com a ajuda certa!

Não é nenhuma novidade que conquistar a aprovação na residência médica é um dos maiores sonhos de um médico, e muitos já pensam nisso ainda durante sua graduação em medicina. 

Isso acontece devido a alta concorrência desses concursos, onde centenas de médicos se dedicam a horas de estudos e preparo, conciliando com a faculdade, entram em cursinhos, e fazem tudo que está ao seu alcance. 

O que pode parecer bem familiar a rotina que levavam para conquistar sua vaga no vestibular de medicina, entretanto, existe uma diferença:

Durante o preparo para o vestibular, o estudante, portanto, não precisava se preocupar com outras coisas, agora no preparo para residência médica o candidato precisa conciliar os estudos com as longas horas de plantões, escalas alternadas, isso sem contar com as carga horária e obrigações na faculdade, como internato e tantas outras. 

Com isso fica claro que depois de formado, e até mesmo durante a faculdade, os desafios para conseguir a aprovação aumentam, você também sentiu ou sente isso?

Calma! A aprovação na residência médica é difícil, mas não é impossível.

Então continue lendo e conheça, então, a ajuda que você precisa para realizar seu sonho!


Se só conteúdo fosse suficiente, passar na residência não seria um desafio

Já ouviu, ou até mesmo pensou na seguinte frase: “Passar na residência médica é tão difícil assim? É estudar!”?

Esse é um pensamento muito comum, mas a preparação para as provas de residência médica vai além do que apenas ter o conteúdo.

Dessa forma, quando falamos sobre a preparação para residência médica, muitas vezes focamos tanto no conteúdo que esquecemos de outros fatores. O conteúdo é apenas uma parte da preparação para, então, conquistar a aprovação na residência médica, sendo assim ele não é tudo.

Mas como assim o conteúdo não é tudo?

Conteúdo é muito importante, mas você não tem mais tempo para perder acumulando conteúdos que você nunca vai conseguir ler, não é mesmo?!

Mais do que conteúdo, você precisa, portanto, de metodologia e alguém que vai ajudar você a cumprir seu planejamento e estudar o que você realmente precisa! 


Leia também: Preparação para residência médica, além do conteúdo. – Medcoach  


O que faz com que muitos médicos desistam da sua aprovação? 

Quando vemos porque um médico desistiu da aprovação na residência médica, ele não diz que faltou conteúdo e por isso não conseguiu ser aprovado.

Os principais motivos que levam, portanto, os médicos a desistirem de conquistar sua aprovação na residência médica em sua maioria são:

  • Dificuldade para conciliar o estudo para a prova de residência e o trabalho;
  • Falta de organização e dificuldade para elaborar um plano de estudos;
  • Dificuldade para memorizar o conteúdo;
  • Desânimo por não ter um plano de carreira;
  • Falta de preparo emocional, que afeta diretamente o desempenho.

Ou seja, eles tinham conteúdo mas não sabiam o que fazer com ele, e esse é o caso de muitos candidatos a residência médica, e inclusive pode ser o seu. 

E pense nesse detalhe, conteúdo todos os candidatos têm, mas uma preparação assertiva, isso só os poucos aprovados, portanto, tiveram.  Para ser aprovado na residência médica, você precisa de estratégia, direcionamento, saber o que deve priorizar e, dessa forma, manter o foco. 

Mas deve estar se perguntando: “Como ter tudo isso se mal consegue tempo para estudar?”. Não é mesmo?!

Agora que você já entendeu que ter uma pilha de conteúdo acumulado não significa que você tem tudo que é necessário para conquistar a aprovação na residência, vou te contar qual é a ajuda que você precisa para realizar seu sonho e conquistar a aprovação na residência médica.


Acompanhamento exclusivo e personalizado para aprovação residência médica 

A forma como seu colega estuda, pode não ser eficiente para você. Cada um de nós percebe, recebe e retém informações de uma forma diferente, de acordo com nossos canais de comunicação.

O que vai acontecer se você estiver estudando do jeito errado? 

Vai gastar todo seu tempo, energia e recursos a toa, porque não vai conseguir reter o conteúdo e assim perderá a chance de ser aprovado na residência médica.

Por esse motivo ter um especialista ajudando você a potencializar seus estudos e qualificar seu processo de aprendizagem é um excelente aliado na preparação para a residência médica. 

O acompanhamento é voltado para à motivação e desenvolvimento da capacidade de aprendizado do candidato. Além de melhorar a qualidade dos estudos, o grande diferencial do treinador é o apoio psicológico dado ao treinando. 

As questões emocionais são colocadas em pauta com objetivo de facilitar o alcance das metas.

Ele vai ajudar você a: 

  • Desenvolver de habilidades de estudos;
  • Ter clareza em relação a trajetória médica;
  • Fazer um planejamento de estudos semestral, alinhado a rotina de internato e preparação para as provas de residência;
  • Aquisição de novos hábitos;
  • Aprendizado para lidar com sabotadores de produtividade;
  • Aumentar o ritmo e foco;
  • Desenvolvimento de hábitos para manter a disposição e energia;
  • Máxima atenção e absorção do conteúdo;
  • Aprendizado de técnicas de resolução de provas;
  • Acompanhamento emocional no período de provas.

Confira o que a Jessica, uma das nossas aprovadas em Dermatologia, disse sobre o acompanhamento exclusivo e personalizado na preparação para a residência médica:

Como um acompanhamento exclusivo e personalizado para aprovação na Residência Médica vai te ajudar?

#1-  Aumento da Autoconfiança e Performance

O trabalho do treinador é focado em um processo contínuo, que leva o treinando a ter mais clareza sobre o que ele quer para sua carreira, assim alcançando com maior facilidade seu objetivo.

#2 – Abordagem Pragmática  

O treinador foca, principalmente, na realização de um objetivo pessoal específico, visando organizar seu tempo e planejar seus estudos, para alcançar seu objetivo.

#3 – Acompanhamento Contínuo

Seu treinador irá acompanhar a sua evolução em relação ao aprendizado, destacando seus pontos fracos e que precisam ser melhor trabalhados.

Além disso, também serão aplicadas técnicas para fazer com que você renda mais nos estudos, cumpra seus objetivos e melhore sua performance.

#4 – Apoio Emocional

A intenção do treinador é quebrar barreiras em seu aprendizado, que te tornam limitado em relação aos estudos, reconhecendo seus sabotadores.

Desta forma, ele tenta fazer com que o treinando tenha seu potencial máximo alcançado, o que vai ajudar a melhorar seu emocional ao longo do curso e no período que antecede a prova.

A ideia é diminuir o estresse e também as cargas negativas geradas pela ansiedade em busca da aprovação.

#5 – Treinador não é um Coordenador Pedagógico

Nossos treinadores são psicólogos, e eles vão te oferecer suporte para que aprimore seus conhecimentos, mas sem te ensinar.

Sua função é estimular e motivar o treinando na busca por conhecimento.

#6 – Você vai descobrir que tem mais tempo para estudar do que imagina

Com o auxílio do treinador, é possível conciliar seus estudos aos plantões e até a faculdade, já que ele irá montar um planejamento específico às suas necessidades e levando em consideração o tempo que você tem disponível, assim vai conseguir organizar melhor seu tempo.

#7 – Você não vai correr o risco de escolher a especialidade errada

Como o trabalho é voltado ao alcance de um objetivo, o programa ainda consegue te orientar em qual especialidade seguir, levando em consideração diversos fatores e prestando auxílio para que o treinando trace seu plano de carreira.

#8 – Desenvolver habilidades 

Durante o programa você verá que características serão estimuladas com o tempo, foco, motivação, ritmo e vários aspectos que serão trabalhados para que você atinja alta performance nos estudos.

#9 – Plano de Carreira

O treinador não te ajuda apenas a conseguir ingressar na residência médica, ele também é capaz de te ajudar a traçar um plano de carreira para que possa ter um caminho profissional a seguir, inclusive os próximos passos após concluir sua especialização.

#10 – Planejamento Focado

O objetivo é que você tenha uma boa preparação para as provas, por isso, todo o planejamento, seja de tempo ou do que será estudado, é voltado a esse objetivo.

Sendo assim, seu planejamento se adequa a sua rotina, necessidades e provas que deseja prestar.

#11 – Descoberta de Valores

Toda conquista é uma grande conquista.

Com o treinador, você vai aprender a valorizar mais as suas conquistas, sejam elas em relação aos estudos ou dentro da sua profissão.

Isso vai ajudar você a ter mais motivação na sua preparação. 


Conheça a metodologia MEDPerformance

Se você deseja planejar e tomar decisões importantes sobre os seus próximos anos, com segurança e confiança, é fundamental que tenha estratégias e direcionamento.

A MED possui programas que auxiliam e potencializam sua alta performance nos estudos para residência médica. Qual o seu objetivo? Ser aprovado em provas de residência, validar o seu título como especialista, construir seu currículo, se preparar para a entrevista, definir a sua especialidade médica, construir o seu plano de carreira ou aumentar a sua produtividade durante o internato?

Para todas as fases da sua carreira médica, nós temos programas específicos que vão contribuir com o seu desenvolvimento e tornar a sua trajetória mais leve e direcionada.

Com um acompanhamento totalmente personalizado e individualizado, focado exclusivamente nas suas necessidades, aumentando seu aproveitamento e rendimento nos estudos, além da sua pontuação nas provas de residência médica.

Na MED é possível ter 100% de aproveitamento dos estudos e conquistar sua tão sonhada vaga na residência médica, através de métodos personalizados para cada momento da carreira médica e acompanhamento de especialistas em desenvolvimento da carreira médica. 

Desde 2012, a MED tem a missão de preparar completamente os médicos por meio de desenvolvimentos de novos comportamentos, planejamento, organização, aumento de motivação e confiança, com mais qualidade de vida e menos estrsse.

Dessa forma, o foco dos nossos programas não é fornecer o conteúdo, mas sim te ajudar a organizar o conteúdo que você já tem. Então você poderá reaproveitar o conteúdo que já tem, ao invés de investir em conteúdos novos. 


Para concluir

Podemos concluir que o maior erro de um candidato a residência médica é achar que o conteúdo sozinho pode garantir sua aprovação.

O conteúdo é muito importante, mas de que adianta ter conteúdo e não saber o que fazer com ele?

As provas estão se aproximando e você não tem mais tempo para perder acumulando conteúdos que você nunca vai conseguir ler. Você precisa de metodologia e alguém que vai ajudar você a cumprir seu planejamento e estudar o que você realmente precisa

Um acompanhamento voltado para, então, manter a sua motivação e aprimorar sua capacidade de aprendizado. Além de melhorar sua qualidade de estudos, terá todo apoio psicológico para alcançar seu objetivo. 

Nossos especialistas podem ajudar você a potencializar seus estudos e qualificar seu processo de aprendizagem na preparação para a residência médica. 

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato com nossa equipe e então, tire todas as suas dúvidas, clique aqui e fale com eles.

Deixe o método tradicional de lado, mude sua forma de estudar e faça parte de um grupo seleto de médicos com alta performance. Quer conhecer nossos programas antes? Para conhecê-los clique aqui e confira, eles certamente irão te ajudar.

Descubra o que podemos fazer por você!

medcoach-med-medperformance-especialista-carreira-medica-coach-medico-coaching-atendimento

Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?

Então nos siga na sua rede social favorita e receba sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL