banner desktop banner mobile

Sabia que organizar os estudos dobra suas chances de aprovação na residência?

Sabia que organizar os estudos dobra suas chances de aprovação na residência?

Em primeiro lugar, quando falamos sobre preparação para residência médica, a primeira coisa que vem em mente é no conteúdo, e pode até bater a dúvida “ será que tenho conteúdo suficiente?”, mas você tira um tempo para organizar os estudos para residência médica, ou sai apenas estudando todo conteúdo que chega nas apostilas do cursinho

Estudar para residência médica envolve muito conteúdo, e não é uma tarefa fácil, mas o que geralmente acontece é que muitos candidatos perdem tempo e pontuação justamente por não organizarem o conteúdo antes de estudarem. 

Mas você sabia que organizar os estudos dobra as chances de aprovação na residência?

Então continue lendo e descubra como organizar os seus estudos para as provas de residência médica e dobrar suas chances de aprovação.

sabotadores-estudos-medperformance-medcoach

Qual é a importância de organizar os estudos para residência médica

Um dos erros mais comuns de quem está se preparando para as provas é subestimar a organização e optar por uma forma de estudo “solto”, que nada mais é do que um estudo sem planejamento ou organização.

Com essa forma de estudo aleatório o estudante vai gastar muito tempo e energia tentando achar um direcionamento, e até se perguntando “O que vou estudar hoje? Já estudei esse tema?”

Nós sabemos que manter uma rotina de estudos organizada e eficiente não é nada fácil, você precisa lidar com grande quantidade de conteúdo, correria do dia a dia, distrações, imprevistos, entre várias outras coisas que podem dificultar a missão de ter uma semana de estudos organizada e produtiva. 

Mas, organizar os estudos ajuda você a saber exatamente o que precisa estudar, manter o foco no que realmente é necessário, otimizar seu tempo de estudos e ainda melhorar seu rendimento. 

Uma pesquisa realizada pelo Qconcursos, com 1.585 usuários da sua plataforma, apontou que a organização e rendimento nos estudos andam de mãos dadas.  Nessa pesquisa foi analisado o nível de organização do estudante e depois comparado com o seu desempenho na resolução de questões nas provas. 

Reunimos abaixo os dados levantados por essa pesquisa: 
organizar-estudos-aumenta-desempenho-provasresidência-medica-med-medperformance-medcoach

Com base nos dados da pesquisa realizada pelo Qconcursos, podemos ver que quem disse ser mais organizado, conseguiu resolver um número maior de questões em provas do que quem declarou ter um nível menor de organização.

Organizar os estudos aumenta seu desempenho nas provas

Essa mesma pesquisa do Qconcursos apontou também que os candidatos mais organizados têm pelo menos  cerca de 5% da taxa de acerto maior do que os menos organizados. Isso acontece porque um dos benefícios da organização é a concentração.

Quando o estudante é organizado, ele consequentemente é mais focado, e seu rendimento é maior, isso porque ele sabe exatamente o que já estudou, o que precisa revisar, quais assuntos ainda faltam para ver, assim ele não gasta tempo e esforço em vão. Ao contrário de quem faz uso do “estudo aleatório”, que não consegue dar continuidade nos estudos por não ter um  planejamento organizado e se perde nas matérias. 

O estudante geralmente se prende muito a uma pilha de conteúdos, fontes e referências, ele se torna praticamente um colecionador de conteúdos, mas ao se deparar com essa quantidade até excessiva de materiais, ele não sabe o que fazer e paralisa. 

E a organização não se resume apenas ao conteúdo, ela também engloba a organização do local onde vai estudar e do seu tempo para ter uma semana de estudos produtiva. 

Qual é a impressão que você tem quando vê uma mesa coberta de livros e anotações? Tem a sensação de que isso indica que está conectado com várias disciplinas e que os estudos estão super produtivos? Apesar de ser uma impressão muito comum, ela é falsa! 

A falta de uma organização e rotina de estudos semanal fazem com que você obrigue seu cérebro a estar em contato com vários estímulos ao mesmo tempo, e no final ele não vai conseguir reter nada do que você tentou fazer ele absorver. 

Viu como organizar os seus estudos para as provas de residência médica é fundamental para garantir sua aprovação? Agora vou te mostrar como organizar a sua semana de estudos para dobrar suas chances de ser aprovado!
como-organizar-semana-estudos-residência-medica-med-medperformance-medcoach

Como organizar sua semana de estudos

Já vimos que quem estuda sem organização acaba estudando de qualquer jeito, tendo dificuldade para reter conteúdo, gasta muita energia a toa, acumula matéria atrasada e não sai do lugar. Por isso agora vamos ver como organizar sua semana de estudos e aumentar suas chances de ser aprovado. 

 #1 Descubra de que forma você rende mais

Já parou para analisar qual é a melhor forma pra você estudar? Como você rende mais? 

Algumas pessoas preferem estudar logo no período da manhã, outras preferem estudar à tarde, e ainda tem aqueles que se sentem mais produtivos a noite. Outro ponto é onde você prefere estudar, no silêncio absoluto ou em locais públicos? Onde se sente melhor? 

Nesse momento o autoconhecimento será muito importante, reflita sobre as suas preferências! 

#2 Faça um planejamento das tarefas e disciplinas que precisa cumprir 

As provas já estão à vista? Então está na hora de estipular os prazos para as atividades que ainda precisa cumprir! 

Já conferiu o edital? Quanto tempo ainda tem para estudar até as provas? De que forma você vai dividir seu tempo entre estudos, exercícios e revisões?

Nesse momento o seu grande aliado pode ser um calendário mensal com os pontos a serem estudados nos dias determinados, ou você fazer uso do organizador completo de estudos da MED. Ficou interessado? Então clique aqui embaixo. 

planner-revisao-residencia-medica-medperformance-medcoach
#3 Estabeleça metas realistas 

Crie metas possíveis de serem cumpridas, de nada vai adiantar você criar metas impossíveis de serem cumpridas. Dívida metas grandes em pequenos passos, isso vai ajudar você a atingir seu objetivo.

Por exemplo, o seu objetivo é aumentar em 20 pontos sua nota até as provas de residência? Então trace um plano de ação que vá guiar você no que precisa fazer para atingir esse objetivo. Comece já a treinar questões e ir estudando as matérias nas quais você tem mais dificuldade.

#4 Crie um cronograma de estudos 

Crie uma rotina de estudos com horários definidos, separe quais temas você vai estudar em cada dia da semana, também intercale revisão e exercícios, isso vai garantir um maior aproveitamento do conteúdo estudado. 

Além disso, aproveite para incluir na agenda um tempo para cada atividade, estudos, lazer, atividades físicas, trabalho, faculdade, tempo com os amigos. Assim você vai ter uma visão de quanto tempo realmente tem para estudar e vai conseguir organizar melhor esse tempo. 

Aqui nesse vídeo você aprende como criar um cronograma de estudos que realmente funcione para você, aperte o play:

#5 Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

Se você faz parte do time dos que deixam as coisas pela metade ou então tudo para amanhã, vai ter que abandonar esse mau hábito! Termine tudo que começar e não jogue suas atividades de um dia pro outro.

Precisa rever o conteúdo daquelas questões que não conseguiu responder? Precisa finalizar aquela apostila do cursinho que está esquecida? Então se organize e faça tudo isso hoje! Assim as atividade não acumulam.

#6  Dê um tempo das redes sociais e da internet

Já foi dar aquela conferida no feed, bem rápida, e quando percebeu já tinham passado horas? As redes sociais são um dos maiores sabotadores de estudos e produtividade, isso porque elas roubam muito tempo. 

Então procure se manter afastado delas quando for estudar, deixe para conferir as notificações só nos intervalos.

#7 Organize seu local de estudos 

Já falamos sobre a falsa sensação de produtividade que uma mesa repleta de materiais e anotações podem trazer, então busque ter uma mesa o mais limpa possível. Isso vai aumentar seu foco, e será mais fácil para se concentrar. 

#8 Utilize a tecnologia como uma aliada 

Redes sociais e internet podem ser um grande inimigo do foco nos estudos, mas e aqueles aplicativos que te ajudam a organizar os estudos, ter mais foco e manter hábitos? Pesquise aplicativos que possam ser seus aliados na hora de estudar, isso vai deixar a sua rotina semanal de estudos mais fácil de ser cumprida. 

#9 Tenha intervalos programados

Faça pausas de tempos em tempos! Não caia na falsa sensação de que você precisa estar 100% ocupado para estar sendo produtivo. Você precisa de momentos de descanso para recuperar as energias e também processar o conteúdo que estudou.

#10 Conte com a ajuda de quem entende do assunto

Manter uma rotina de estudos organizada e produtiva pode ser muito difícil, principalmente para quem ainda precisa conciliar os estudos para residência com o conteúdo do internato e da faculdade. Toda essa soma de conteúdo e rotina corrida podem afetar seu rendimento nos estudos, e até prejudicar sua pontuação nas provas.

E se eu disser que você pode ter um aliado para conseguir não só criar mas também manter sua rotina semanal de estudos, organizar os estudos para residência médica e ainda aumentar sua pontuação nas provas?

Você pode contar com a ajuda de um especialista em aprovação na residência médica!

Já pensou, ter todo o conteúdo do cursinho, mas não saber como estudar e acabar acumulando conteúdo, estudando errado, perdendo tempo e dinheiro, além de perder a chance de ser aprovado na residência médica?

O acompanhamento é totalmente personalizado e aumentará a sua pontuação, além de ganhar disciplina, motivação, descobrir seu método de aprendizagem e planejamento de estudos voltado ao seu objetivo. Com a MED é possível ter 100% de aproveitamento dos estudos e conquistar sua tão sonhada vaga na residência médica.

Não corra o risco de perder tempo tentando estudar sem organização, planejamento e técnicas, a MEDPerformance pode ajudar você a identificar quais são seus objetivos, traçar um plano e alcançá-los de maneira assertiva.

Descubra o que a MED pode fazer por você!

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Então nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL