banner desktop banner mobile

Descubra a melhor técnica de estudo para Residência

Descubra a melhor técnica de estudo para Residência

Quer saber qual é a melhor técnica de estudo para residência?

Se você está se preparando para as provas de Residência Médica, provavelmente o que você esteja buscando é a técnica de estudo mais assertiva para que você vá bem nas provas.

Afinal, quem não estuda com técnica acaba por:

  • Estuda de qualquer jeito;
  • Tem dificuldade de reter o conteúdo; 
  • Estuda muito e não aprende nada;
  • Perde tempo com métodos ineficientes;
  • Acumula matéria atrasada;
  • Não tem ritmo de estudo.

Para os estudos, há muitas técnicas que podem ser aplicadas durante o seu processo de preparação para as provas de Residência Médica.

Porém, mesmo com tantas técnicas, há algumas premissas essenciais para você ser aprovado na Residência Médica!

Se quer saber qual é o verdadeiro segredo para encontrar a técnica de estudos ideal, continue lendo este artigo!


medcoach-medperformance-ebook-organizador-estudos

O que é e pra que serve a técnica de estudo?

Como bem sabemos, a aprendizagem é um processo de aquisição tanto de habilidades quanto de conhecimentos, e uma técnica é um meio que tem como objetivo obter um determinado resultado.

Dessa forma, uma técnica de estudo é uma ferramenta que tem a função de facilitar a absorção do conteúdo e melhorar o rendimento do aluno e faz com ele passe a ter mais ritmo e motivação para estudar.

Trouxemos aqui algumas técnicas, que inclusive, você já pode até ter testado: 

1) Resumos

Resumo é o ato de ler e sintetizar as ideias principais do texto em tópicos, assim você consegue ficar atento as ideias principais e lembrar dos pontos chaves do conteúdo. 

Os resumos podem ser feitos por meio de fichas, áudios ou textos corridos. 

2) Mapa mental

Os mapas mentais são uma forma visual de apresentar as ideias, construídos na forma de conexões mentais e que auxiliam no processo de aprendizagem, já que estimula a criatividade e permite estruturar livremente uma imagem com a informação.


Leia também: 7 dicas para turbinar os seus estudos para as provas de Residência


3) Flashcards

Os Flash Cards são cartões em que você pode anotar os pontos mais importantes de um assunto.

Um exemplo dos Flash Cards são os cartões que os apresentadores de televisão utilização para conduzir o programa

4) Pomodoro

Essa técnica de estudo consiste em dividir suas tarefas em blocos de concentração intensa, ela promete melhorar a agilidade do cérebro e estimular seu foco, e faz isso por meio de pausas programadas.

Essas são as 4 técnicas de estudos mais conhecidas, e até funcionam para algumas pessoas que testaram, mas aqui no Medcoach, nós preferimos trabalhar com um método personalizado que realmente seja pensado exclusivamente para o aluno. E vamos falar disso neste artigo


medcoach-medperformance-ebook-roteiro-completo-residencia-medica

Qual o verdadeiro segredo para encontrar a melhor técnica de estudo?

Existem alguns princípios fundamentais para você que está se preparando para as provas de Residência Médica.

Claro que para ser aprovado dedicação é fundamental, mas há uma forma de tornar este processo mais fácil, afinal, sabemos que o conteúdo é extenso e provavelmente você não conseguirá estudar com a mesma intensidade todos os assuntos pedidos nas provas.

Portanto, vamos listas 3 premissas fundamentais para você que vai prestar prova e sonha com a vaga de Residência Médica.

1) Intensidade

Você já passou no mínimo 6 anos na faculdade, participou de Ligas, eventos, estudou para as provas, aplicou teorias na pratica, não é?!

Então com certeza você tenha assuntos que tem mais domínio e que não vai precisar se dedicar tanto nos estudos.

Como já dissemos há algumas técnicas que você pode aplicar a cada conteúdo estudado e é muito importante que você reserve um tempo para revisão, já que você precisa reter este conteúdo para as provas.

Porém, é extremamente importante, que você coloque energia naquilo que realmente você precisa estudar. Se determinado tema, você domina, faça uma revisão rápida e parta para outro.

Treinando questões, por exemplo, você vai conseguir identificar onde precisa direcionar mais os seus esforços e é importante que nesses temas, principalmente se a presença dele for maior nas provas, você estude, revise e utilize mais técnicas de estudos.

2) Tempo

Princípio fundamental para quem está se preparando para as provas de Residência. Pode ser que você esteja na faculdade ou trabalhando ou com muito conteúdo atrasado.

É importante que após você definir a intensidade de energia vai depositar em cada tema que precisa estudar, você também organize o seu tempo!

Principalmente na reta final de estudos para as provas, quão melhor você saiba dividir seu tempo e dedicar ao que mais precisa estudar melhor.

A sugestão é que divida os conteúdos em densos, médios e leves e divida a quantidade de horas conforme a relevância. Para os temas densos, mais horas de estudos, médios menos horas e assim por diante.


Leia também: Como ter alta performance nos estudos


3) Perfil de aprendizagem

Este é o verdadeiro segredo quando se pensa em técnica de estudo ideal!

Cada um tem uma maneira de absorver conteúdo, alguns são mais visuais, outros mais auditivos, outros precisam anotar para reter conteúdo. É algo bem pessoal e individual.

De acordo com algumas teorias, cada pessoa responde melhor a um determinado tipo de estímulo, ou seja, cada pessoa aprende de uma forma. Isso significa que a forma como uma informação é mostrada ou transmitida pode fazer toda diferença na assimilação ou não do conteúdo.

Ou seja, a aprendizagem é um processo único e individual, de maneira que cada pessoa tem o sua própria forma de aprender.

Isso pode variar de acordo com vários fatores, como personalidade, faixa etária e até mesmo contexto em que a pessoa está inserida. Por esse motivo, trabalhamos tanto com nossos alunos para identificarmos seu perfil de aprendizagem, para que assim eles consigam definir quais técnicas de estudos é melhor para eles.

Além disso, acompanhado por um psicólogo especialista no assunto, durante o programa o aluno conquista disciplina, planejamento, organização, autoconfiança. Assim como adquire métodos de estudos e aprende técnicas avançadas de resolução de questões, além de ganhar ritmo e manter a energia para os estudos. 

Sem sombra de dúvida, isso também fará total diferença nos seus resultados de estudo, assim como fez para os nossos alunos que já foram aprovados.

Solução

A solução da técnica de estudo está na intensidade, tempo e você saber exatamente qual é seu perfil de aprendizagem!

Você precisa aprender, não precisa gravar tudo o que você lê. A repetição gera um aprendizado, a decoreba não. É claro que tem assuntos que são decorebas, que são os rodapés de livros que caem em provas, mas os outros assuntos você precisa aprender.

Se você estiver estudando somente pelo livro, estará explorando muito pouco a sua capacidade de repetição. Você precisa estudar o livro, fazer questões, assistir os vídeos, usar as técnicas de resumo e revisão para conseguir o máximo de repetição do conteúdo, porque repetição é a chave da assimilação.

E aí entra outro ponto muito importante que abordamos com nossos alunos, a importância da revisão focada e a prática, que eles realizam através da nossa plataforma do aluno.

Sabe qual é a melhor parte?

Você não precisa de muito tempo para conseguir fazer como nossos alunos e conquistar a aprovação na residência médica, você pode ingressar ainda hoje e fazer parte das centenas de médicos e estudantes de medicina que conquistaram a aprovação na residência médica em um tempo recorde de preparo.

medcoach-medperformance-residencia-medica-tecnica-estudo

Conte com de especialistas em desenvolvimento de carreira médica

Com a MED você pode ter 100% de aproveitamento nos estudos, conquistando alto desempenho e aprovação na residência médica e demais provas médicas, com menos estresse e mais qualidade de vida. 

Com acompanhamento individual e personalizado de um treinador especialista na metodologia MCX, exclusiva da MED, você vai alcançar os seus objetivos na carreira, com motivação, autoconfiança e estratégias para toda a sua vida.

Não corra o risco de perder tempo tentando estudar sem organização, planejamento e técnicas, a MEDPerformance pode ajudar você a identificar quais são seus objetivos, traçar um plano e alcançá-los de maneira assertiva.

Descubra o que a MED pode fazer por você!

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL