banner desktop banner mobile

A estratégia infalível que mais aprova na Residência Médica

A estratégia infalível que mais aprova na Residência Médica

Na reta final da preparação para a residência médica, é comum sentir falta de foco com a rotina de estudos, ter insegurança e ansiedade com a concorrência da prova e estagnação nas pontuações dos simulados, mas isso não pode tirar o seu sonho de ser aprovado na residência médica.

Para mudar esse cenário, é importante ter técnicas e métodos práticos para melhorar a sua forma de aprender mais em menos tempo e direcionar a sua revisão.

Continue lendo o artigo e veja os 8 passos para você ser aprovado na residência médica em menos de 6 meses.

Conheça os 8 passos que farão você ser aprovado ainda este ano

#1 Hospitais e provas prioritários

Em primeiro lugar, saber em qual residência você quer estar é essencial para sua motivação. Pesquise as instituições que oferecem a especialidade que você quer e como é o serviço, procure conversar com os residentes ou ex-residentes e pesquise a reputação daquele hospital ou serviço na internet.

Descubra qual processo seletivo você precisa fazer para concorrer a uma vaga do hospital desejado, quais são as etapas, como é a prova e qual é a concorrência.

Pensando nisso, temos um ebook gratuito que te ajudará a definir com mais clareza quais hospitais e provas priorizar.


medcoach-medperformance-checklist-hospitais-provas-residencia-medica

#2 Tempo

Já estamos no meio do ano, o tempo é limitado e quanto mais tempo você aproveitar estudando, mais aumentará suas chances de entrar na residência. 

O que você tem feito com seu tempo? Primeiro descubra quantas horas de estudos você tem por dia. Depois, quantas horas por semana. O próximo passo é ver quantas semanas você tem até o início das suas provas.

Dessa forma, ter a noção do tempo total de estudos é fundamental para uma boa distribuição de conteúdos.

#3 Conteúdos

Você viu que seu tempo é limitado, né? Então não vai dar pra estudar tudo. A boa notícia é que as provas não vão cobrar tudo também. Dessa forma, o melhor a se fazer é estudar somente aquilo que é importante para as provas que você quer prestar. 

Mais importante ainda, você precisa gastar seu tempo com aquilo que é importante e que você ainda não aprendeu. Como saber disso? Faça as provas dos anos anteriores, dos processos seletivos que você deseja (lembra do passo #1?)

Corrija essas provas, e separe os temas por ordem de incidência nas provas e também por ordem dificuldade. Temas mais incidentes e que você não domina devem ser o seu foco.

#4 Cronograma de Estudos Otimizado

Agora que a gente sabe quanto tempo você tem e quais temas precisa estudar, é hora de encaixar tudo isso dentro do seu tempo disponível.

Então distribua o conteúdo nas semanas, começando pelos mais importantes até os menos importantes. 

Se você perceber que não deu pra encaixar tudo, há duas soluções possíveis: arranjar mais tempo de estudos ou abrir mão dos temas menos importantes. Veja qual é a melhor solução para você, mas tome essa decisão com rapidez, pois estamos na reta final.

Para te ajudar, separamos um ebook que você pode baixar gratuitamente. Ele vai contribuir para você aumentar sua produtividade.


planner-revisao-residencia-medica-medperformance-medcoach

#5 Tenha método de estudo

Agora que você tem um planejamento montado, o desafio é seguir ele. E isso vai ser difícil se você não sabe como estudar, pois você vai gastar mais tempo que o esperado para aprender os conteúdos que precisa e comprometer seu passo #4.

Além disso, você não precisa usar as mesmas ferramentas (apostilas, vídeos, questões) e nem todas as técnicas (resumos, flashcards, mapas mentais) que seus colegas usam para todos os conteúdos. Cada um aprende de uma forma. O que funciona para os outros pode não funcionar para você e vice-versa.

Você precisa selecionar cada passo dos seus estudos de forma estratégica, para compreender o máximo de conteúdo no menor tempo possível. E analisar o que é mais interessante para você.

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

#6 Revisão

Em 1885, o filósofo alemão Hermann Ebbinghaus criou a teoria da Curva do Esquecimento, um conceito onde ele aponta que quanto mais o tempo passa, mais esquecemos o que foi visto. 

De acordo com Ebbinghaus, quando se estuda um conteúdo, você tem 100% da informação dele na memória, mas com o passar do tempo, esse conteúdo vai se perdendo.

Em números, depois de 20 minutos, você esquece cerca de 42% do que foi aprendido. Depois de 60 minutos, aproximadamente 56%. 30 dias depois, 80% do conteúdo estudado é esquecido.

curva-esquecimento-medperformance-medcoach

Então você precisa ter um sistema eficiente de revisões, não é mesmo? 

Portanto é importante planejar quando, de quanto em quanto tempo fará as suas revisões e como vai revisar. Assim você diminui o efeito do esquecimento e otimiza seu aprendizado.

#7 Produtividade

Pode parecer repetitivo, mas se você tem um plano montado, seguir ele pode ser uma tarefa desafiadora. 

Portanto, como ter uma métrica de produtividade? 

Registrando tudo o que você fez do planejamento, quantas horas estudou, qual assunto estudou e quando estudou. 

Dessa maneira você conseguirá visualizar se está cumprindo o seu plano e, caso não esteja, saberá como corrigir a sua rota.

A rotina dos estudantes de medicina e médicos é agitada e imprevistos podem acontecer, mas quando você tem um planejamento anotado, consegue organizar de maneira mais assertiva.

#8 Corpo e Alma

Por fim, não se esqueça de que você é um ser humano. Então para seguir qualquer plano com excelência você precisa cuidar de você. Se o seu plano inclui muitas noites sem dormir, se alimentar de qualquer jeito, sacrificar sua rotina de atividade física e lazer da semana, então prepare-se para ter resultados desastrosos, pois você ficará cansado e desmotivado.

Você precisa dormir o suficiente todos os dias, ter uma alimentação balanceada e uma rotina mínima de atividade física e lazer. Isso vai manter a sua energia e disposição em alta durante toda a sua preparação para as provas. Isso fará você chegar nas provas mais tranquilo e confiante.

“A MED foi importante pra mim”

Provavelmente você pode estar se perguntando: “será que esses passos realmente funcionam?” Bom, vou te contar a história do Marcos Noronha, recém treinando da MED, aprovado em Cirurgia Geral em cinco instituições: HIEA, SMS SM, SUS SP, UNIFESP, IAMSP e Santa Casa SP.

O Marcos chegou na MED com alguns problemas, como a falta de confiança, foco e desorganização das prioridades, além do medo de ser novamente reprovado, como aconteceu no ano anterior.

Era muito difícil para ele conciliar rotina de recém-plantonista com o serviço militar obrigatório e os estudos para a residência, mas a somatória desses 8 passos com o método da MED foram fundamentais para a conquista da aprovação.

“A MED foi importante pra mim, para redobrar a confiança, organizar o meu dia, definir as minhas prioridades e conseguir ser aprovado em mais de uma prova de residência”.

Caso queira ver o vídeo completo, clique neste link.

O método que mais aprova 

A reta final da sua preparação para as provas de residência médica chegou e tomar uma decisão é fundamental para garantir a sua aprovação.

Mas é importante ter o acompanhamento de especialistas e um método prático que funcione.

Então conheça a Master Jornada: Foco na Residência!

A Master Jornada é um método intensivo prático e aplicável para médicos e estudantes do 6° ano de medicina que estão com pouco tempo para garantir a aprovação na residência médica.

Com a MJ, você colocará em prática todos os passos para ser aprovado em menos de 6 meses, com acesso a estratégias de estudos, treino prático de questões e provas.

Além do MedCoach VIP, direcionamento específico para revisão e o mapa completo da jornada de sucesso com foco total nas provas que irá prestar, para estar seguro e ter a certeza da aprovação na residência dos seus sonhos!

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Conheça nossos programas e nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL