Prestar ou não a residência médica?

Prestar ou não a residência médica? Eis a questão. Essa é uma dúvida que persegue muitos médicos. Tanto recém formados quanto aqueles que já estão atuando a um tempo como generalistas.
Pensando nisso, reunimos aqui as principais vantagens e desvantagens de fazer residência médica. Continue lendo e confira.
Vantagens de prestar a residência médica
► Melhor atendimento: tendo uma especialização, o médico consegue ter uma visão mais aprofundada do caso. Realizando, assim, um atendimento mais eficiente.
► Aprendizado supervisionado: o profissional é capaz de se exercitar sob supervisão. Além de experimentar as mesmas condições de trabalho que deverá vivenciar após o fim deste período.
► Humanização do profissional: o recém-formado sai da sala de aula direto para os corredores de um hospital. O que proporciona ao médico um contato mais próximo com os pacientes. Consequentemente, fará com que ele os enxergue como pessoas e não apenas mais uma ficha.
► Remuneração durante a especialização: diferente da pós-graduação, o programa de residência médica traz a vantagem que o estudante não paga pelo curso. Além disso, recebe uma bolsa-auxílio para custear parte do tempo em que se dedica aos atendimentos.
► Bons Salários: médicos especialistas podem chegar a ganhar mais do que generalistas. Podendo variar da especialidade e local de atuação escolhidos.
► Formação Rica: durante a residência o médico tem um contato maior com a parte prática do que teve na graduação de medicina. Contudo, esse contato com casos reais enriquece muito as habilidades do profissional.
Desvantagens de prestar a residência médica
► Alta concorrência: a concorrência nos vestibulares de residência médica superam a concorrência do próprio vestibular de medicina. Podendo chegar a ser até 10x mais concorrido.
► Duração: a residência médica normalmente dura dois anos, mas pode se estender até a quatro.
► Formato da avaliação: a avaliação é feita em três etapas. Prova teórica, prova prática e ao final uma análise curricular com uma entrevista pessoal.
Enfim, quando paramos para analisar as vantagens e desvantagens de prestar ou não a residência médica, percebemos que ela traz muito mais vantagens do que desvantagens.
Basta se preparar corretamente para cada etapa do exame e ter um bom planejamento de carreira.
E se precisar de ajuda pode entrar em contato com a nossa equipe de especialistas, eles estão prontos para te ajudar.
Um forte abraço, até a próxima.
Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?
Então siga a MED na sua rede social favorita e receba sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas: