banner desktop banner mobile

Saiba se o medo de ser aprovado na residência atrapalha seus estudos

Saiba se o medo de ser aprovado na residência atrapalha seus estudos

Ter medo de ser aprovado na residência médica pode ser um tema incomum de se ouvir, já que o desejo da maioria dos médicos é se tornar um médico residente.

Mas isso não quer dizer que isso não aconteça. Pode parecer estranho ou soar como inusitado, porém Freud, em 1916, em seus estudos disse:  

“Para algumas pessoas, o sucesso equivale a uma morte simbólica do genitor do mesmo sexo”.

Em outras palavras, o sucesso profissional pode causar, portanto, ansiedade, angústia e medo!

Assim, esse pode ser um comportamento que pode limitar médicos e estudantes de medicina que estão no processo de preparação para as provas de residência médica!

Podendo tirar o seu foco e até te fazendo desistir de uma carreira de sucesso, pois ao invés da conquista gerar alegria e sentimento de realização, causa, portanto, angústia e ansiedade.

Se você quer saber mais sobre o medo de sucesso e como ele pode atrapalhar o seu processo de preparação para as provas de residência continue lendo este artigo!


medcoach-medperformance-ebook-roteiro-completo-residencia-medica

Como Freud explica o medo:

Como já dito, em 1916, Freud, no texto Os arruinados pelo êxito:

“Parece ainda mais surpreendente, e na realidade atordoante, quando, na qualidade de médico, se faz a descoberta de que as pessoas ocasionalmente adoecem precisamente no momento em que um desejo profundamente enraizado e de há muito alimentado atinge realização. Então, é como se elas não fossem capazes de tolerar sua felicidade, pois não pode haver dúvida de que existe uma ligação causal entre seu êxito e o fato de adoecerem.” 

Neste exemplo, ele traz, que de alguma forma, ao se aproximar da realização, a pessoa segue em direção contrária ao êxito.

Dessa forma, é difícil constatar essa dinâmica, pois, ao idealizar o sucesso, inicialmente, podemos entendê-lo como algo bom e que seja o oposto da angústia.

Mas, ao contrário disso, a clínica psicanalítica traz casos como estes e ainda outros em que muitas vezes a queixa não aponta para um sintoma específico, mas para um sentimento de fracasso que repetidamente tende a aparecer.

Essas pessoas apresentam graves problemas em usufruir plenamente a satisfação de seus desejos, encontrando diariamente meios que operem contra suas realizações.

Realizar o desejo traz angústia e ansiedade, levando-nos a pensar que esta realização pode estar na via contrária de algumas ideias significantes.

“As coisas nunca dão certo pra mim”

“Não tenho tempo”

“Isso não é pra mim”

[…]

Frases como estas fazem parte de um rico discurso de quem busca sustentar a ideia de que não pode ter o direito de se sentir feliz ao conquistar a vaga na residência médica.


Leia também: Como controlar a ansiedade para as provas de residência médica


De onde vem o medo de ser aprovado na residência médica?

Na observação do dia a dia, quantas vezes já testemunhamos pessoas que tinham tudo para tornarem-se muito bem sucedidas, mas sempre surge algo que frustra este intento.

A princípio parece coincidência, alguém pode dizer: que é azar ou destino; mas este cenário se repete, e repete.

O que deve levar-nos a questionar; porque muitas vezes, a pessoa pode estar se boicotando, mesmo que inconscientemente. Este fato é mais comum que se imagina.

No caso de médicos e estudantes de medicina, o medo vir derivado a pressão que eles vivenciam desde a faculdade, pelas cobranças de estudos por lidarem com vidas.

A responsabilidade de se tornar um especialista ás vezes assusta, pode gerar medo, ansiedade, angústia ao pensar que serão os responsáveis por dar diagnósticos e tomar determinadas decisões a cada caso.

O medo da aprovação na residência também pode vir desde a preparação, em que o médico ou estudante de medicina lida com uma quantidade de conteúdo para se estudar e a exigência de uma alta pontuação em determinadas especializações.

Assim, o leque de síndromes que podem ser vividas ao lidar-se com o sucesso; pode ir desde o que Freud abordou, até o medo de se provocar inveja dos que não alcançaram o mesmo sucesso.

Estes processos internos precisam ser descobertos, observados, analisados, e reconfigurados.

Ou ficaremos refém de motivações internas que não entendemos, e que em momentos chaves de nossa história conspiram contra nós.

Abortando sucessivamente o exito, sem qualquer justificativa.

Quase sempre, quando passamos por um fracasso, analisamos as circunstâncias, o ambiente, os personagens, buscando achar um culpado.

Esta análise estrutural é importante, mas não é a única a ser feita, é necessário fazer uma introspecção.

Olhar para dentro pode trazer muitas e interessantes respostas.


ebook-sabotadores-estudo-medperformance-medcoach

3 motivos que podem gerar medo de ser aprovado na residência médica:

1. Falta de definição de especialidade médica

Não ter bem definido a especialidade médica que quer prestar prova, pode gerar angústia e muitas vezes te fazer desistir no meio do caminho.

É importante ter muito claro a sua afinidade com a área, já que você irá atuar na especialidade escolhida no seu futuro.


medcoach-medperformance-ebook-especialidades-medicas

2. Falta de definição de hospitais e provas

Prestar provas em cidades que não gostaria de morar ou em um hospital que não vai de acordo com os seus valores de vida, certamente vai te gerar ansiedade e medo de ser aprovado na residência.

Por isso, é muito importante investigar e estudar com detalhes a instituição que quer prestar provas.


medcoach-medperformance-checklist-hospitais-provas-residencia-medica

3. Falta de autoconhecimento

É importante que o hospital, a cidade que ele se encontra e a maneira como a instituição funciona esteja alinhado com os seus valores de vida, pois você vai passar por um período de intenso estudos e dedicação.

Se o local não estiver de acordo com os seus valores, ficará muito difícil seguir com os estudos na instituição e até te fazer desistir do seu sonho de ser um médico residente.

Enfim…

Existem ainda outros dispositivos sabotadores que o impede de obter sucesso em suas ações, tais como: falta de tempo, falta de planejamento, falta de foco e atenção, falta de motivação, ansiedade, medo de se arriscar…

Um exemplo disso é quando um médico ou estudante de medicina, opta por não fazer uma prova porque não quer se sair mal na colocação, mesmo tendo estudado, talvez por medo do fracasso ou medo do sucesso!


medcoach-medperformance-ebook-organizador-estudos

Como solucionar o medo de ser aprovado na residência médica?

medcoach-medperformance-residencia_estudar para as provas de Residência

A solução está em metodologia, estratégia e inteligência emocional.

Isso mesmo, desde 2012 a MEDPerformance ajuda médicos e estudantes de medicina a terem autoconfiança, segurança para enfrentar os desafios de sua trajetória.

Aqui são aplicadas técnicas que tem base em estudos na Psicologia e Neurociência que preparam médicos e estudantes de medicina para uma trajetória leve, sem estresse e com qualidade de vida!

Na MEDPerformance, você terá acompanhamento individual e personalizado para todos os objetivos na sua carreira, com foco nas suas necessidades, rotina e objetivos, melhorando sua produtividade e reduzindo o estresse.

Para todas as fases da sua carreira médica, a MED conta com métodos exclusivos que vão contribuir com o seu desenvolvimento e tornar a sua trajetória mais leve e suas conquistas cada vez mais próximas de serem realizadas.

Com certeza o medo do sucesso não será algo que te impedirá de crescer profissionalmente e chegar onde tanto almeja.

Conclusão

É comum termos medo dos desafios ou julgarmos que não estamos prontos para realizarmos os nossos sonhos, porém se você se preparar e tiver segurança do que quer, a jornada, portanto, pode ser mais tranquila.

Dessa forma, você não precisa ter medo de ser aprovado na residência. Você precisa se dedicar para ser merecedor de suas conquistas e sim, a MED pode te ajudar nisso!

O nosso objetivo é ajudar você a realizar o seu sonho de conquistar uma vaga na residência médica, e vamos fazer isso, como aconteceu com a Jayse:

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Confira, então, nossos outros programas de preparação para residência médica, clicando aqui!

Contudo, se quiser saber mais sobre nossos programas, assim como tirar alguma dúvida, pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas. Eles estão prontos para te ajudar em qualquer dúvida que tiver, clique aqui e fale com eles.

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL