banner desktop banner mobile

Plano de carreira médica: saiba como atingir o sucesso com planejamento

Plano de carreira médica: saiba como atingir o sucesso com planejamento

Com o dia a dia corrido dos estudantes de medicina e médicos formados, pensar no plano de carreira médica acaba ficando para um segundo momento. Porém, para alcançar o sucesso na carreira é preciso definir onde você deseja chegar.

Para isso, você precisa saber: Qual é o seu objetivo? O que é sucesso para você?

Independente do seu momento e sonho, com os objetivos claros e estabelecidos, é possível traçar metas de médio e longo prazo e assim, aumentar a sua motivação para se dedicar aos desafios em sua trajetória e também otimizar o seu tempo. 

Se você quer saber mais sobre a importância de ter metas bem estabelecidas para obter um plano de carreira assertivo, continue lendo este artigo.

Plano de carreira: como a tomada de decisão pode te ajudar para um futuro de sucesso?

Em primeiro lugar, é normal estudantes e médicos não saberem por onde começar para conquistar uma carreira profissional de sucesso. Por isso, ter um plano de carreira é importante para auxiliar na orientação e direcionamento para que a sua decisão seja a mais assertiva possível.

Muitos médicos e estudantes de medicina possuem dúvidas sobre o que priorizar na hora de escolher qual área atuar. Essa também é uma dúvida sua?

Veja abaixo um estudo feito por Herbert Simon, economista e vencedor do prêmio Nobel de economia, sobre a importância de analisar as prioridades antes de tomar uma decisão.

Toda definição de objetivo, seja ele, pessoal ou profissional, passa por três fases:

  • prospecção (análise das alternativas e possíveis caminhos);
  • concepção (projeção de alternativas/caminhos que podem ser seguidos);
  • decisão (avaliação e escolha das alternativas).

Dessa forma, é necessário identificar o cenário, avaliar as possibilidades e, por fim, decidir o que melhor te agrada.

Você já viu a frase: “Se você não tomar nenhuma decisão, já tomou uma, e ela está errada”?

Na área médica, a todo momento você precisa tomar uma decisão.

Durante a faculdade de medicina, é comum ter em mente qual área pretende atuar, porém, ao final do curso, novas dúvidas surgem, como:

Ser um especialista ou generalista? Ter o próprio consultório ou trabalhar em hospitais e clínicas? Prestar residência ou fazer plantão? Qual especialidade escolher?

E isso não acontece somente com estudantes, médicos formados também passam por momentos de indecisões e dúvidas.

Um exemplo é que, muitos especialistas se decepcionam com a escolha feita, em algumas situações porque fizeram a residência em determinada área por pressão dos pais e amigos ou porque não analisaram com clareza as opções, tendo uma tomada de decisão equivocada.

Para evitar situações como as citadas, a solução é ter um plano de carreira bem definido, pois evita desgastes, perda de tempo e decisões desalinhadas ao seu perfil. 

Afinal, se você almeja ter destaque na área médica, será necessário dedicação, estudo, compromisso com seu planejamento, objetivos diários estabelecidos e metas bem claras.

Objetivos de carreira bem definidos contribuem com a motivação

Com os estudos, internato, plantões e possíveis imprevistos, a rotina dos estudantes e médicos é bastante agitada. Isso tudo pode causar desgaste emocional e físico.

Por isso, a tomada de decisão na definição dos objetivos, te direciona no planejamento das metas que são importantes para manter a motivação em alta para enfrentar os desafios do dia a dia.

Dessa forma, é essencial que você crie metas para chegar até o seu objetivo, porém, elas precisam ser realistas e diárias.

O motivo disso é porque, muitas vezes, os desafios da rotina poderão te desmotivar, mas se você traçar metas realistas e possíveis de serem realizadas, mais energia você terá para manter o ritmo e aumentará a motivação para cumprir as atividades do seu planejamento diário.

Portanto, não elabore metas absurdas e fora da realidade, porque a frustração de não conseguir cumpri-las pode te fazer desistir. 

Por que ter um plano de carreira é tão importante para se destacar no mercado?

A medicina é uma das áreas de atuação mais concorridas no Brasil e no mundo e, por esse motivo, é fundamental conhecer os caminhos da área, identificar as possibilidades de atuação, conhecer os hospitais que você irá prestar a prova  e assim, definir qual é o seu objetivo!

E falando em caminhos da área médica, segundo o estudo da Demografia Médica, feito em novembro de 2020, existem mais de 500 mil médicos registrados no Conselho Regional de Medicina.

Desse número, cerca de 306 mil possuem mais de um título de especialização e 240 mil possuem pelo menos um título de especialização, enquanto 184 mil atuam como generalistas.

tabela-atuacao-medicos-brasil

Além disso, nos últimos 10 anos o número de médicos cresceu mais de 56%. 

Viu como a concorrência está aumentando cada vez mais?

Por isso, traçar um plano de carreira te ajuda a aumentar o destaque profissional e conquistar sucesso na área que escolher para o seu futuro. 

O plano de carreira médica pode definir exatamente onde você deseja chegar

Um plano de carreira te dará o direcionamento necessário para chegar até o seu objetivo e tomar decisões assertivas e planejadas em sua rotina.

Se você quer ser aprovado na residência médica, por exemplo, o ideal é que você tenha isso claro e trace planos de ações para isso.

Ou seja, verificar se é o momento ideal para se preparar para a residência, se haverá a necessidade de ajustar sua rotina, se terá que abdicar de alguma ação…

Além de analisar as oportunidades e identificar se mudar de cidade para trabalhar ou fazer residência será a tomada de decisão mais assertiva.

Com um plano de carreira estruturado, você terá um “guia de orientações” que te proporcionará mais confiança ao vivenciar situações que te exijam tomar decisões, te deixando cada vez mais preparado para um futuro de sucesso.

Na MED, existem estratégias que te ajudam a definir quais são seus objetivos de carreira e traçar um plano de ação que te levará mais próximo do que você almeja.

Se você quer se tornar um especialista, mas ainda não decidiu qual a especialidade prestar, baixe o E-book completo sobre especialidades médicas do país!

ebook-especialidades-medicas

Como a MED pode te ajudar no plano de carreira?

Se você deseja planejar e tomar decisões importantes sobre os seus próximos anos, com segurança e confiança, é fundamental que tenha estratégias e direcionamento.

Ser aprovado em provas de residência, validar o seu título como especialista, construir seu currículo, se preparar para a entrevista, definir a sua especialidade médica, construir o seu plano de carreira, aumentar a sua produtividade durante o internato.

Para todas as fases da sua carreira médica, nós temos programas específicos que vão contribuir com o seu desenvolvimento e tornar a sua trajetória mais leve e direcionada.

Com acompanhamento individual e personalizado de um treinador especialista na metodologia MCX, exclusiva da MED, você vai alcançar os seus objetivos na carreira, com motivação, autoconfiança e estratégias para toda a sua vida.

Na MED, nós ajudamos você em todos os momentos da sua caminhada na área médica.

Saiba mais sobre as nossas soluções, clique aqui e fale com um especialista.

medcoach-med-medperformance-especialista-carreira-medica-coach-medico-coaching-atendimento

Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?

Siga a MED na sua rede social favorita e receba sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL