banner desktop banner mobile

Seja Médico Voluntário: Descubra Como e Onde Atuar

Seja Médico Voluntário: Descubra Como e Onde Atuar

Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha são alguns dos possíveis programas para ser médico voluntário, a medicina é uma das profissões mais antigas da humanidade, além de também ser uma das mais bonitas.

Cuidar e curar pessoas exige grande responsabilidade, por isso a formação médica é tão extensa. Uma parte bonita que também faz parte da profissão, são os trabalhos humanitários, onde os profissionais cuidam de pacientes menos favorecidos de forma voluntária.

No Brasil e ao redor do mundo existem uma série de programas com esse engajamento, que cuidam de comunidades carentes; sociedades afetadas por guerra, confrontos e desastres naturais; entre outras situações.

Os serviços são dados como missões, onde o médico voluntário é selecionado e enviado aos locais que necessitam deles.


Mas e aí, você sabe quais são esses programas e como participar deles como voluntário? 

Continue lendo nosso artigo e saiba mais!

Médicos sem Fronteiras

A instituição seleciona participantes por intermédio de seu site, onde realiza uma triagem dos perfis cadastrados.

Os interessados, cadastram o currículo e uma carta de motivação, onde mostram porque tem vontade de atuar com o médico voluntário. Essa triagem utilizada para análise é um mecanismo similar ao usado pela Cruz Vermelha, também para a convocação de voluntários para trabalho.

Os perfis que são selecionados nessa triagem, passam por entrevistas e atividades práticas, como forma de avaliar as competências e aptidão dos candidatos para as missões.

Um dos critérios cobrados pela instituição é de ter experiência profissional de, ao menos, dois anos e conhecimento em línguas. Ter experiências de vida alinhadas ao trabalho do programa, entra como diferencial.

No Brasil, essa etapa ocorre no Rio de Janeiro e as provas procuram reproduzir algumas situações, que em sua maioria são estressantes.  A ideia é ver como o candidato irá se comportar durante a missão, por isso a as provas tentam se aproximar ao máximo dessas atividades.

Além disso, após essa etapa, o MSF consegue selecionar médico voluntário aptos. Assim que for aprovado, ele deverá aguardar por propostas para participar de missões.

Ao aceitar a proposta, ele deverá assinar um contrato de duração determinada, garantindo cobertura de necessidades básicas durante o trabalho – alimentação, transporte, moradia, algumas vacinas e o visto – além de um salário durante a realização da missão.

Cruz Vermelha

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) sempre recruta voluntários do mundo todo, incluindo brasileiro. O processo de seleção exige, pelo menos, o inglês fluente do candidato. Por ser considerada um idioma universal, é apenas um dos requisitos básicos para a atuação na instituição como médico voluntário.

A Cruz Vermelha é responsável pelo cuidado, principalmente, de civis que são afetados por doenças e conflitos, atuando em diversos países do mundo. Atualmente, existem apenas 4 médicas brasileiras que trabalham com a instituição. 

Assim como a MSF, o Comitê disponibiliza as vagas em seu site. Apesar do site estar em português, os requisitos para cada um dos postos de trabalho estão, entretanto, em inglês. 

A instituição da  preferência a profissionais com idade entre 25 a 35, que estejam formados nos cursos de medicina, enfermagem, administração voltado para hospitais e interpretes.

Além disso, eles também procuram por pessoas com experiência em áreas de segurança.

medcoach-medperformance-ebook-organizador-estudos

Ter um bom currículo aumenta o destaque 

Em muitas concursos um dos diferenciais é a análise curricular dos candidatos. Como mencionamos anteriormente, nos programas voluntários ter um currículo com relevância aumenta as chances de ser chamado. Entretanto, isso acontece em outros casos como o da residência médica. 

Na MED, nós temos programas para todos as etapas da carreira médica. Conheça o Orientação de preparo para currículo (OPC) e aumente suas chances de ser aprovado!

Descubra o que a MED pode fazer por você!

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL