banner desktop banner mobile

Como se manter motivado para a residência médica

Como se manter motivado para a residência médica

Descubra tudo o que você precisa saber para estudar e se manter motivado para Residência Médica!

Pode ser muito difícil para os médicos aprender como se manter motivado para a residência médica, principalmente quando se trata de matérias chatas ou pelo fato de não ter tempo suficiente para se dedicar.

Acontece que quando a pessoa de fato tem motivação ela consegue impor uma rotina de estudos satisfatório. Basta descobrir o que te motiva a estudar.

O problema é que muitos não fazem ideia de como estudar para residência e se manter motivado. O ato de estudar pode ser complicado em alguns momentos, mesmo para as pessoas que precisam se empenhar nos estudos.

Para que possa, de fato, manter a motivação todos os dias para conseguir estudar, é preciso se conhecer e definir os melhores momentos para que estude.

Estudar precisa se tornar um momento prazeroso para o médico, por isso é comum encontrar especialistas que relatam a importância de estar com o corpo e mente descansados.

Ao ter mais energia e até pré-disposição para estudar, o momento de estudos torna-se mais agradável, e não uma tortura como muitas pessoas acabam relatando.

Se manter motivado nos estudos para a residência médica, tem a ver com o hábito que você cria conforme você se auto estimula e mantem seu foco. Antes mesmo de ir em busca da motivação, o médico precisa entender quais são as melhores formas de tê-la.

E depois como pode desenvolver esse hábito para que diariamente consiga se sentir motivado para estudar. Ou seja, analise o seu dia a dia, veja quais os momentos que mais se sente com energia para determinar o horário dos estudos.

Confira abaixo algumas técnicas para aumentar a motivação.


Aprenda 4 técnicas para manter a motivação:

Seguindo algumas técnicas você conseguirá manter a motivação lá em cima e arrasar nos estudos para as provas de residência médica!

1- Primeira técnica:

Primeiramente, para saber como estudar para residência médica e ter motivação, é preciso saber a teoria de que o cérebro busca habitualmente pelo prazer.

Entendendo que ele costuma fugir de dores e tudo que lhe possa causar transtornos.

Com base nisso, você pode adotar a técnica de evidenciar que o esforço para estudar pode proporcionar uma recompensa maior no futuro.

Caso realmente mostre que isso acontece na prática, o cérebro pode adotar os estudos como um novo hábito prazeroso.

2- Segunda técnica:

Outra técnica capaz de te fazer com que o médico saiba como estudar para residência médica e se manter motivado, é adotando a ideia de ter metas a se conquistar. Estabeleça as suas metas e se auto desafie para que possa conquistá-las.

Além disso, é possível também criar um cronograma de estudos. Depois pode passar para o papel tudo que precisa fazer para conseguir estudar de tranquilamente. Essas metas podem ser escritas, colocando “estudar x horas”.

Assim, ir conquistando um hábito sem causar muito esforço ou desanimo.


medcoach-medperformance-ebook-organizador-estudos


3- Terceira técnica:

Se manter motivado durante os estudos, também pode vir quando a pessoa torna o momento dos estudos algo divertido e prazeroso.

Permitindo aliar o útil ao agradável, com os grupos de estudos, por exemplo. É possível montar um grupo de estudos com colegas. E com base nisso, criar um cronograma que deixe o ato de estudar divertido.

Além de ainda ter a chance de compartilhar o que sabe mais e aprender com os seus colegas.

4- Quarta técnica:

Outra técnica que deve ser considerada é a ideia de promover o bem-estar. A pessoa precisa se sentir confortável no ambiente que irá estudar.

E também, estar preparada para enfrentar uma maratona em frente aos cadernos e os livros.

Ou seja, quando você pula uma refeição ou não dorme direito, tende a não se concentrar nos estudos e a motivação não aparece.

Sendo assim, é preciso estar bem, com energia e disposto para que a motivação lhe ajude a passar na Residência Médica.


medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL