banner desktop banner mobile

É possível conciliar estudos para Residência Médica com Plantões, Internato, Faculdade, Família e Lazer?

É possível conciliar estudos para Residência Médica com Plantões, Internato, Faculdade, Família e Lazer?

Se você faz parte do universo médico, então a rotina agitada não é uma novidade para você! Isso porque o dia a dia de um estudante de medicina pode ser tão corrida quanto a do próprio médico, e conseguir conciliar estudos para residência médica com outras atividades, como faculdade, internato, ou plantões no caso dos já formados, família e outras responsabilidades, pode ser um grande desafio. 

Essa rotina cheia, com longa carga horária tanto de trabalho como também de estudos, dentro e fora da faculdade, bate a dúvida, é possível se dedicar aos estudos, ter uma vida pessoal ativa e uma profissional bem-sucedida?

Hoje vou te contar que é possível ter o equilíbrio entre estudos, vida pessoal e profissional, garantir sua aprovação na residência médica, tudo isso sem estresse e com qualidade de vida.

Quer saber como isso é possível? Continue lendo e veja como conciliar estudos para residência médica com a sua rotina agitada. 

8 Dicas para organizar a rotina e conciliar os estudos para residência médica 

#1 Planeje seu dia antes de começá-lo 

Uma estratégia simples, mas que faz toda diferença no seu dia! 

Ao planejar o seu dia, você consegue ter uma visão de quais são as suas atividades, quanto tempo gasta com cada uma e identificar janelas de horários vagos no seu dia que podem ser aproveitadas. 

Organizar seus horários é fundamental para conciliar os estudos para residência médica com as outras atividades e compromissos do seu dia a dia. Então reserve um tempo para se programar.

Faça uma lista com todas as atividades que você precisa realizar e qual o horário em que pretende executá-las.  

Mas procure ser flexível com seus horários, não proponha horários muito rígidos e praticamente impossíveis de cumprir, busque ter horários relativamente flexíveis, mas cuidado para não acabar caindo na desorganização.

Aqui vai uma dica valiosa, separe suas atividades e compromissos em: tarefas diárias, específicas e prioridades. Isso vai ajudar você a saber quais atividades se repetem, quais são mais importantes e também as ocasionais. 

Você pode planejar seu dia na noite anterior ou logo nas primeiras horas da manhã, pode usar uma agenda, planner, post-its ou aplicativos de celular para monitorar seus horários.

produtividade-estudos-residencia-medica-med-medperformance-medcoach

 #2 Encontre seu pico de produtividade para conciliar estudos para Residência Médica

Algumas pessoas são mais ativas logo no período da manhã, enquanto outras vão se tornando mais ativas ao longo do dia, já parou para analisar em qual período do dia você rende mais? 

Identificar seu pico de produtividade é fundamental para render mais, então depois de fazer isso, procure se organizar para realizar suas atividades nele, assim o resto do seu dia consegue ser mais tranquilo e produtivo. 

#3 Organize os estudos 

Se você quer uma rotina produtiva, então não pode correr o risco de deixar o conteúdo atrasar, esse é o momento de organizar os estudos!

Faça um planejamento de estudos com os temas que serão revisados, anote quanto tempo e em quais datas fará a revisão deles. Você pode usar um planner para organizar seus estudos, conteúdos, hábitos e rotina. 

A organização irá ajudar na aceleração dos seus estudos e lhe manter motivado.

medcoach-medperformance-ebook-organizador-estudos

#4 Foque em uma atividade por vez

Faz parte do time dos multitarefas? Então está na hora de desacelerar!

Algo comum de acontece quando estamos em busca de tempo livre é querer acabar com todas as tarefas de uma vez, isso acontece com você? 

Apesar de ser algo comum, preciso te contar que esse método dificilmente vai funcionar, afinal, você não é um robô!

Se quer ter uma rotina produtiva e conciliar todas as suas atividades, o que você precisa é de organização e saber o que priorizar, e não atropelar todas as suas atividades. 

Então siga seu planejamento, foque em uma atividade de cada vez e nunca esqueça de terminar tudo aquilo que começar, assim as atividades não vão ficar acumuladas! No final, ainda vai sobrar tempo para lazer e família.  

#5 Evite as distrações, entre em modo avião

Essa é uma das dicas mais difíceis de seguir, você não acha? 

Mas controlar o tempo que você passa na internet faz toda diferença para ter um dia produtivo e conciliar os estudos para a residência médica com as demais tarefas e compromissos do seu dia.

Isso acontece porque atualmente as redes sociais são as principais responsáveis por roubar nosso tempo. 

Resistir a tentação de conferir as novidades nas redes é difícil, mas enquanto estiver estudando, busque se desconectar delas, dando aquela checada apenas nos seus momentos de descanso

Isso fará com que você tenha mais foco e não desperdice tempo. Se seguir seu planejamento, vai conseguir cumprir seus objetivos e ainda te sobra tempo para checar as redes sociais. 

#6 Faça da tecnologia sua aliada 

A tecnologia não é sua inimiga, então faça dela uma aliada! 

Acabamos de ver como as redes sociais podem roubar nosso tempo, mas você pode usar a tecnologia a seu favor, existem milhares de programas e aplicativos voltados para o foco e a organização. 

Esses aplicativos e plataformas podem te ajudar a ter mais organização no seu dia, monitorar hábitos e ser mais produtivo, então use ela a seu favor! 

#7 Descanso também é importante, não esqueça dele

Quando foi a última vez que você tirou um tempo para relaxar? O trabalho, assim como os estudos, é importante, mas a sua saúde também é! 

Você precisa ter um tempo para relaxar e se divertir com a família e os amigos. Saia, pratique esportes, faça uma viagem mesmo que curta! 

Além desses momentos, não se esqueça de fazer pequenas pausas estratégicas entre as atividades do seu dia, se organizar bem seus horários você consegue encontrar janelas livres ao longo dele.

Essas pausas vão ser muito importantes para que você recarregue as energias e volte mais animado e disposto. 

#8 Praticar atividade física te ajuda a conciliar estudos para Residência Médica

Mas como praticar exercícios físicos vai te ajudar a conciliar os estudos para residência médica com a rotina agitada? 

O hábito de praticar atividades físicas traz muitos benefícios na busca por uma rotina mais produtiva. Exercícios físicos diminuem o estresse, proporcionam o aumento imediato da autoestima e disposição.

Além de uma melhor qualidade de vida. Não consegue praticar as atividades físicas nos horários convencionais? Então que tal praticar exercícios em horários alternativos? Ou aproveitar o caminho até a faculdade ou trabalho para ir a pé ou de bicicleta?

Essas são alternativas de otimizar seu tempo e se exercitar.

conciliar-rotina-agitada-estudos-residencia-medica-med-medperformance-medcoach

 E como conseguir tudo isso? 

Fora a correria de faculdade, internato, cursinho, estágios e plantões, alguns estudantes nem terminaram suas provas da faculdade, mas já estão pensando nas provas de residência, e ainda existe a vida pessoal, família e lazer.

Olhando assim pode parecer impossível conciliar tudo isso e ainda ter qualidade de vida e estar livre de estresse.

Na MED você terá um acompanhamento totalmente personalizado e individualizado, focado exclusivamente nas suas necessidades, sua rotina e objetivos, aumentando seu aproveitamento e rendimento no cursinho.

Além de melhorar sua sua pontuação nas provas de residência médica.

É possível ter uma rotina equilibrada com estudos, trabalho, lazer e ainda ter sucesso!

Com a MED você pode ter 100% de aproveitamento da faculdade, conquistando alto desempenho e aprovação na residência médica e demais provas médicas, com menos estresse e mais qualidade de vida. 

O caminho é fazer as escolhas certas e dedicar sua energia para o que realmente te levará às suas realizações.

Tudo isso é possível com a MED

Descubra o que a MED pode fazer por você

medperformance-medcoach-master-jornada-residência-médica

Quer ter acesso aos nossos conteúdos? Nos siga em nossos canais de comunicação:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, TelegramWhatsApp

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL