banner desktop banner mobile

Você conhece as 10 Melhores residências médicas no brasil?

Você conhece as 10 Melhores residências médicas no brasil?

O momento de escolher qual faculdade prestar, é algo que marca os estudantes e, quando falamos sobre os candidatos à medicina, essa é apenas a primeira das muitas decisões importantes que ele tem que tomar. Por exemplo, ao final do curso, ele precisa escolher entre as especialidades médicas e as melhores residências médicas Brasil. 

Lembra de como foi difícil escolher a faculdade em que ia cursar medicina e quais pontos levou em consideração? 

Se chegou ou está chegando ao fim da sua faculdade em medicina, então já deve estar de olho em uma vaga na residência médica, e se perguntando quais são os melhores hospitais para prestar residência médica no Brasil.

Pensando nisso,  montamos uma lista com alguns dos melhores hospitais para prestar residência médica no Brasil. Além disso, separamos também alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher entre as melhores residências médicas no Brasil.


10 Melhores Hospitais para Prestar Prova de Residência Médica no Brasil

A residência médica é uma fase fundamental na formação do médico, é ela que irá direcionar toda sua carreira. Sendo assim, o local onde você faz a Residência pode ser até mais importante do que a faculdade em que você cursou medicina. 

Então confira 10 dos melhores hospitais para prestar prova de Residência Médica no Brasil e garanta boas opções para analisar e escolher. 

#1 Universidade de São Paulo (USP)

Não é novidade alguma que a USP está entre as universidades mais tradicionais de São Paulo, e é a queridinha dos vestibulandos.

Esse favoritismo pela instituição se estende para outras etapas de formação, como por exemplo, a residência médica.

A FMUSP é o desejo de muitos futuros residentes, por isso não é surpresa que ela esteja entre as melhores residências médicas no Brasil, atualmente ela conta com 62 programas de especialidades de residência médica.

Um dos pontos-chaves para isso é seu conjunto de hospitais, que é formado por: Hospital Universitário (HU), Hospital das Clínicas da FMUSP e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além da grande São Paulo, a USP conta com unidades nas cidades de Ribeirão Preto e Bauru, localizadas no interior Paulista e que compartilham da mesma excelência no ensino e amplo leque de programas de especialidades médicas.

Dentre os programas de residência da USP, os mais disputados, com base na relação candidato/vaga de 2018, estavam as áreas: Neurocirurgia, Dermatologia e Otorrinolaringologia, Endocrinologia, Cardiologia, Nefrologia, Cirurgia Pediátrica, Coloproctologia, Cirurgia Vascular, Alergia e Imunologia, e Gastroenterologia.

#2 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Outra universidade paulista queridinha nos vestibulares e concursos de residência médica é a Unicamp.

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp conta com 6 complexos hospitalares, sendo eles: Hospital de Clínicas (HC), Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism), Hospital Estadual de Sumaré (HES), Hemocentro, Gastrocentro e Centros de Saúde.

Além disso, também possuem 6 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), que são localizados em diversos municípios de São Paulo. 

Atualmente a FCM oferece mais de 79 programas de residência médica, além dos programas complementares em 28 áreas. 

O processo seletivo Unicamp para residência médica é composto pelas 3 etapas tradicionais, provas objetiva e prática e por fim a entrevista, ele é altamente concorrido. 

Segundo os dados divulgados pela Unicamp em 2019, eram cerca de 677 médicos-residentes atendendo mais de cinco milhões de pessoas da macrorregião de Campinas.

Entre as especialidades de acesso direto mais concorridas estão: Neurocirurgia, Cirurgia Geral e Dermatologia.

#3 Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Hoje a Escola Estadual de Medicina da Unifesp conta com 84 programas de residência médica e mais de 1.060 médicos residentes matriculados, que atuam principalmente no Hospital São Paulo.

O Hospital atende cerca de 5 milhões de habitantes na região, além das pessoas de outros estados que buscam atendimento. A instituição se destaca por sua vasta produção científica.

Essa instituição Paulista conta com uma alta concorrência em seus programas de residência média.

#4 SUS-SP

Essa é sem dúvida uma das maiores provas de residência médica do Brasil, tanto em na quantidade de candidatos, como também nas instituições que participam.

São ao todo 50 instituições de prestígio fazendo parte do grupo SUS-SP, e esse é justamente o motivo de tanta procura dos candidatos para essa prova.

O grupo conta com excelentes hospitais que se encaixam em diferentes perfis: independente se você vai estudar uma especialidade mais prática, ou em uma área mais acadêmica. Para os dois casos, existem bons hospitais tanto no interior como também na capital.

Em 2019, havia cerca de 786 vagas sendo disputadas no processo seletivo, sendo 545 vagas para especialidades de acesso direto. Mas se você acha que essa enorme quantidade de vagas significa que a concorrência não é alta, é aí que você se engana.

O grupo que forma o SUS-SP conta com instituições altamente concorridas, como por exemplo, o Hospital Santa Marcelina, Clínica Médica e Otorrinolaringologia, Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus – Presidente Prudente, Hospital Estadual de Bauru – FAMESP, entre tantas outras.

Sendo assim, você ter passado no processo seletivo não significa que você vai conseguir uma vaga na sua instituição dos sonhos. Mas como assim?

Quando o candidato é aprovado na prova do SUS – SP ele escolhe qual especialidade deseja cursar, mas participa de um “leilão” para definir em qual instituição do grupo ele vai cursar.

Esse “leilão” acontece da seguinte maneira: Os melhores classificados nas provas vão poder escolher primeiro qual instituição desejam ingressar.

Então aqui vai uma dica: chegue no dia do leilão com duas ou três opções de instituições que você quer ingressar.

#5 Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE)

IAMSPE é um órgão do Governo do Estado de São Paulo criado para oferecer atendimento médico de qualidade aos servidores públicos estaduais e também aos seus dependentes.

A instituição atende em torno de 1,3 milhões de pacientes, e faz isso por meio da sua rede própria e credenciada distribuída em 173 municípios do Estado de São Paulo, e conta com 80 hospitais, além de ter seu próprio hospital, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O IAMSPE é conhecido especialmente por oferecer um programa de residência médica de alta qualidade, tanto em ensino técnico como também multidisciplinar e humanizado.

Esse é um dos motivos para que a instituição esteja entre as melhores residências médicas no Brasil.

Seus hospitais possuem capacidade para atendimento de alta complexidade em 51 especialidades médicas. No ano passado, foram oferecidas 247 vagas de residência médica, incluindo especialidades com pré-requisito, áreas básicas e acesso direto.

Nessa instituição o que mais tem é oportunidade do residente colocar a mão na massa e ter uma experiência completa! Atualmente o grupo IAMSPE atende cerca de 3 milhões de pessoas.

Só o HSPE sozinho tem uma média anual de 780 mil consultas ambulatoriais, 24,6 mil internações e 24 mil cirurgias.

O processo seletivo para ingressar na instituição, segue o padrão tradicional das 3 etapas, sendo elas: teórica, prática e entrevista.

 residencia-medica-hospital-sirio-libanes-medcoach-medperformance

#6 Hospital Sírio Libanês

Sem dúvida, um dos hospitais mais concorridos para prestar residência médica, e não é para menos, afinal, o Hospital Sírio Libanês é referência tanto nacional quanto internacional em assistência à saúde de alta complexidade. 

No hospital Sírio Libanês o residente tem acesso à orientação de profissionais renomados nas diversas áreas da saúde, além de poder contar com uma moderna estrutura hospitalar que conta com uma tecnologia de ponta que potencializa as atividades dos residentes, sejam elas presenciais ou à distância. 

A sociedade Sírio Libanês conta com duas instituições, sendo elas: Instituto de Responsabilidade Social e Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Ambas atuam em prol do benefício da sociedade, e pensados para a inovação e necessidades do SUS.

#7 Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Você sabia que a UERJ é uma das instituições de ensino superior mais influentes do país? Ela foi considerada pela U.S. News & World Report como a 5ª melhor universidade do país.

E não é para menos, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro conta com 16 campi, além das unidades externas presentes em oito cidades do estado. 

A UERJ está disponibilizando atualmente cerca de 222 vagas para os programas de residência médica, todos com bolsa-auxílio padrão de R$3.330,43, e o treinamento de serviço equivale a 60 horas semanais. 

O programa de residência da UERJ é oferecido pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) já que seu programa é vinculado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

A UERJ, por meio do HUPE, oferece uma experiência completa para o residente, de forma que dê a ele todo o suporte com sua excelência de ensino conquistada com décadas de aprimoramento, para que esteja pronto para atuar no mercado. 

#8 UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

A UFMS é uma das instituições públicas mais tradicionais, ela conta com 21 programas de residência, com o apoio de uma equipe técnica e multidisciplinar, que vão auxiliar para que o residente consiga lidar com os principais desafios da área. 

O hospital utilizado pela Universidade é o HUMAP (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian), que inclusive é uma referência quando se trata de doenças infectocontagiosas e procedimentos de alta complexidade como tratamento de pacientes com HIV, terapia renal, diagnose, cirurgia cardiovascular, hemodiálise, neurologia, e gestação de alto risco. 

O atendimento do HUMAP é voltado para o SUS (Sistema Único de Saúde) e possui infraestrutura de grande porte, com Ambulatórios de Especialidades, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, CTIs Adulto e Pediátrico, UTI Neonatal, Unidade Coronariana (UCO), Pronto Atendimento Médico (PAM), Diagnóstico por Imagem, Serviço de Radiologia, Banco de Leite Materno e Hemodiálise.  

Para ingressar em um dos programas de residência na UFMS é preciso passar pelo processo seletivo da AMRINGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul), que reúne várias instituições em um único processo de seleção. 

residencia-medica-hospitais-psu-mg-medcoach-medperformance

#9 PSU-MG

O PSU-MG (Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais) é promovido pela AREMG, que reúne concursos de residência médica de instituições públicas federais, estaduais e municipais, assim como hospitais filantrópicos e privados, do país todo. 

Nenhum outro processo seletivo reúne tantas instituições quanto ele. Assim, os candidatos podem se inscrever em quantos programas desejarem, seguindo as exigências do edital.

Mas se o candidato quiser participar do processo seletivo para duas, ou mais, instituições? Então ele deverá se inscrever e pagar a inscrição de acordo com a quantidade de instituições que deseja prestar.

Independente da instituição que escolha, o processo seletivo segue as 3 etapas padrões, contudo, mesmo que ele queira prestar mais de uma instituição, ele só realizará uma única prova, e se passar para a etapa de entrevista, ele só precisará enviar seu currículo uma única vez no sistema.

#10 Residência da HUB/UnB

A residência médica na Universidade de Brasília (UnB) é classificada como uma das melhores residências médicas no Brasil.

Na UnB, o residente conta com a orientação de profissionais altamente  qualificados que vão ajudá-lo durante todo o processo, além de um complexo hospitalar completo e de alto padrão, ensino integrado e multiprofissional, focado na qualidade do atendimento ao paciente.  

A UnB faz uso de hospitais universitários para realizar a atuação prática do programa, esses hospitais são: Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital da Região Leste (HRL), Hospital de Apoio de Brasília (HAB), Hospital Brasília, HOME, ICDF e também o Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHDF). 

Sobre a remuneração, a UnB/HUB oferece bolsa de residência sem auxílio moradia, então ela apresenta um valor menor quando comparado a outros hospitais da região. 


Qual a importância de escolher bem onde você vai fazer sua residência?

Se o seu sonho é ser um médico especialista, provavelmente você já tem bem definido qual especialidade deseja prestar, não é mesmo?! Mas e a instituição que vai cursar, já pensou nela? Ou você vai sair prestando todas as instituições que vê pela frente? 

O local onde você irá fazer residência médica é tão importante quanto a definição da própria especialidade, já que muitos médicos desistem de suas residências porque a especialidade ou a instituição não são exatamente aquilo que esperavam. 

E, por incrível que pareça, mesmo que muitos futuros residentes tomem essa decisão com toda certeza e segurança, ainda sim, isso acontece com uma frequência maior do que você imagina.

Isso acontece porque ninguém te conta quais são os prós e contras de cada instituição, até mesmo porque são tantas instituições que pode até ficar difícil fazer isso. 

Seguindo esse raciocínio, pense no seguinte exemplo:

Você foi aprovado na residência médica em 3 instituições, e escolheu uma dessas 3 para atuar, entretanto, você não consegue se adaptar à ela.

Entretanto, ao escolher uma instituição, você automaticamente descarta as outras duas. Dessa forma, escolher a instituição errada pode fazer com que você tenha que passar por todo processo novamente.

Entendeu agora a importância de escolher a instituição certa? Essa é uma decisão que não tem volta, a menos que você comece tudo do zero, de novo.

Por esse motivo, dedique tempo para conhecer melhor suas opções de instituições para Residência Médica, identificar seus prós e contras, e assim tomar sua decisão de forma assertiva.

Para te ajudar a definir qual é a instituição de residência médica que melhor se encaixa nos seus objetivos, preparamos esse conteúdo exclusivo, confira:


ebook-definir-melhores-hospitais-provas-residência-medica


Escolha agora entre as melhores residências médicas do Brasil

Você precisa escolher uma instituição que esteja alinhada aos seus objetivos e expectativas, mas como não errar na hora de escolher entre as melhores residências médicas no Brasil?

Sabia que existem técnicas e metodologias que podem te ajudar a identificar seus objetivos e definir, de forma segura, qual é a residência médica que se encaixa neles?

Não corra o risco de apostar na residência médica errada, gastando tempo e dinheiro com ela. 

A MEDPerformance pode ajudar você a identificar qual é a instituição que melhor se encaixa nos seus objetivos.

Descubra o que a MED pode fazer por você!

medcoach-med-medperformance-especialista-carreira-medica-coach-medico-coaching-atendimento


Quer ter acesso aos nossos conteúdos exclusivos?

Siga a MED sua rede social favorita e receba sempre novidades e dicas sobre residência médica e preparação para as provas:

Facebook, Instagram, Youtube, Linkedin, Telegram

Conteúdos relevantes

Deixe um comentário

Dar nossa contribuição para a carreira médica é o melhor jeito de contribuir com a evolução da saúde no país. Junte-se a mais de 35 mil médicos e receba dicas e conteúdo exclusivo.

RECEBA GRÁTIS CONTEÚDOS EM SEU E-MAIL