A terceira sessão de treinos livres (FP3) para o Grande Prêmio da Hungria de 2024 trouxe emoções fortes e algumas surpresas. Lando Norris foi o destaque, ao cravar a volta mais rápida do treino, com o tempo de 1:16.098 segundos. Só que o mais incrível foi ver a McLaren dominando, com Oscar Piastri, companheiro de equipe de Norris, chegando logo atrás, apenas 0.044 segundos de diferença.
O que fica evidente é que a McLaren está num momento especial. O desempenho de Norris e Piastri na FP3 solidifica a equipe como uma grande força neste fim de semana. O ritmo mostrado por ambos os pilotos sugere que a McLaren pode ser uma forte candidata para a pole position e quem sabe até para a vitória na corrida. Norris, em desaceleração na segunda metade da temporada, parece estar definitivamente de volta à boa forma, levando os fãs da equipe a grande expectativa.
Max Verstappen da Red Bull Racing terminou a sessão em terceiro lugar, 0.281 segundos atrás de Norris. Verstappen, que vem dominando o campeonato até agora, talvez não esperasse encontrar a McLaren tão forte. No entanto, é bom lembrar que Verstappen é mestre em recuperação e ajustes finos, então a expectativa é grande para ver como ele se comportará nos próximos treinos e na classificação.
George Russell, da Mercedes, obteve o quarto melhor tempo, mostrando que a equipe alemã está ainda no jogo, mas precisa afiar o ritmo se quiserem disputar as primeiras posições. Atrás dele veio Carlos Sainz, da Ferrari, em quinto lugar. Ferrari ainda busca encontrar uma constância maior ao longo das corridas, mas Sainz e Charles Leclerc, que nesta sessão não apareceu entre os dez primeiros, ainda têm tempo para ajustes.
Um dos grandes momentos do FP3 foi o giro de Lewis Hamilton na curva 9, que acabou comprometendo seu desempenho. Hamilton terminou na décima posição, uma posição longe de suas ambições. O britânico, heptacampeão mundial, terá que encontrar uma forma de se recuperar no restante do fim de semana. Os fãs esperam que Hamilton e sua equipe possam solucionar os problemas identificados no carro para dar a volta por cima.
Além dos cinco primeiros – Norris, Piastri, Verstappen, Russell e Sainz – a lista dos top 10 foi completada por Daniel Ricciardo (6º), Alex Albon (7º), Nico Hülkenberg (8º) e Yuki Tsunoda (9º). A performance de Daniel Ricciardo é digna de nota. O australiano, após um início de temporada instável, parece ter encontrado o ritmo e pode trazer bons resultados para sua equipe.
Conforme a qualificação se aproxima, a expectativa só aumenta. A competição está visivelmente acirrada, e McLaren, com Norris e Piastri, desponta como uma séria candidata. Será interessante ver se a equipe conseguirá manter essa performance ao longo de todo o fim de semana. De qualquer forma, as cartas estão na mesa, e o GP da Hungria 2024 promete ser um espetáculo imperdível para todos os aficionados por Fórmula 1.